Professores estaduais suspendem greve mas mantêm mobilização



JORNAL  EM
Os professores da rede estadual de ensino suspenderam na noite desta quarta-feira a greve da categoria que já durava 15 dias. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), no entanto, alerta que manterá a mobilização. Dependendo do resultado da reunião marcada com o governo para quarta-feira da semana que vem, os educadores poderão cruzar os braços novamente depois do período de férias escolares. As instituições de ensino entram em recesso no dia 11 e retomam as atividades depois da Copa do Mundo. 
Entre as principais reivindicações da categoria está o pagamento do piso salarial como vencimento básico, a nomeação de concursados e solução para as vagas em aberto depois que servidores designados deixaram o cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). "Em 2011, o estado acabou com vantagens e gratificações, incorporando tudo em parcela única. O piso salarial não pode ser toda a remuneração, deve ser apenas o vencimento básico", diz a presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira. 
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que as reivindicações dos professores não estão de acordo com a realidade da educação mineira e que o piso pago pelo estado é 42,93% superior ao estabelecido pelo Ministério da Educação. Ainda segundo o órgão, em outubro do ano passado foi concedido aumento de 5% a todas as carreiras da educação básica da rede estadual. 
Segundo balanço da secretaria, 427 professores não trabalharam ontem – 0,19% do total de educadores na ativa. De acordo com o levantamento, das 3.674 escolas da rede, apenas uma fechou as portas por causa da paralisação convocada pelo sindicato. "Em nenhum momento o percentual de professores parados foi superior a 0,5%", informou a nota. O Sind-UTE informou que não fez balanço ontem da adesão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi