Pular para o conteúdo principal

Crise afeta repasse de verbas e causa problemas em várias cidades

                                                  lixos espalhados pelas ruas das cidades
Por causa da crise, o repasse de verbas para os municípios teve uma queda de 20% agora em agosto. Muitas prefeituras pelo Brasil a fora estão tendo dificuldade para fechar as contas. O Bom Dia Brasil fez um giro pelo país para mostrar o problema em algumas cidades.
Guarujá sem coleta de lixo
Desde o fim de semana, o serviço de coleta de lixo está suspenso porque a prefeitura há três meses não paga a empresa responsável pelo serviço. A dívida é de quase R$ 18 milhões. E o que se vê por aí é lixo por todos os lados.
Para que a coleta voltasse a ser feita a Advocacia Geral do Município até tentou obter uma liminar, mas o pedido foi negado pela Justiça. Enquanto isso são os funcionários da prefeitura que fazem a coleta de forma improvisada.
Municípios mineiros fazem cortes
Em Minas Gerais a redução de gastos tem afetado os serviços de educação. Com menos dinheiro as prefeituras têm feito cortes em áreas essenciais.
A Associação Mineira dos Municípios calcula que a redução dos repasses federal e estadual já ultrapassem R$ 20 milhões só no primeiro semestre. 
Para se ter uma ideia Rio Preto, na Zona da Mata, uma escola foi fechada na zona rural. Oito professores demitidos. Na saúde, as consultas na cidade vizinha foram reduzidas. E em Cana Verde, no Sul de Minas, duas ambulâncias vão ter que ficar paradas na garagem para evitar gastos com combustível e manutenção.
Belém corta gastos de secretarias
Os cortes nas despesas devem afetar o funcionamento das secretarias em Belém, já que a prefeitura anunciou que vai reduzir em 40% os custos com água e energia elétrica.
A prefeitura de Belém também anunciou que cortar gastos com eventos e também reduzir pela metade as despesas com telefonia, diárias em viagem e gratificações.
Ainda não se sabe exatamente quanto a prefeitura vai conseguir economizar. Na manhã desta quarta-feira (26) haverá uma reunião com todos os secretários para decidir de que forma serão feitos os cortes.
Com informação do G1.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...