Pular para o conteúdo principal

Prefeituras totalmente paradas

                                                        PREFEITURA DE MANGA
Quase metade do mês de janeiro já se foi e as prefeituras de Manga e Itacarambi continuam com suas atividades praticamente paralisadas. Até agora não foram entregues pelos gestores anteriores às novas administrações os dados contábeis e financeiros de 2016.
Sem os fechamentos, contábil e financeiro do exercício anterior, as novas gestões ainda não tiveram como lançar dados nos sistemas e iniciar a execução do orçamento de 2017. Os bancos também estariam demorando a fornecer as senhas para acesso aos saldos das contas municipais.
SABOTAGENS 
Outro problema enfrentado pelos prefeitos seriam as sabotagens dos computadores das prefeituras. O prefeito de Manga, Joaquim Oliveira informou que praticamente todos os dados que havia nos computadores dos setores financeiro, de recursos humanos, compras, licitações, educação e jurídico foram apagados. Em Itacarambi, a 48 quilômetros de Manga, a prefeita Nívea Maria enfrenta a mesma situação.
A sabotagem dos computadores com o intuito de impedir o funcionamento regular das prefeituras não chega a ser uma novidade. O expediente é tão comum que a Câmara dos Deputados analisa projeto que transforma em crime a supressão de dados e programas de sistema de informações da administração pública (PL 6595/13). A proposta inclui autoridades federais, estaduais e municipais e servidores públicos, e prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave.

SEM SENHAS 
Os contratos com as empresas que fornecem os softwares de contabilidade, folhas de pagamento e emissão de guias para cobrança de tributos expiraram em 31 de dezembro de 2016. Por causa disso, os novos gestores estão sem as senhas de acesso àqueles programas. Muitas empresas aproveitam dessa situação para pressionar os prefeitos a prorrogarem seus contratos ou a fazerem dispensas emergenciais de licitação para contratá-las.
Em Manga, o comprador de um imóvel que precisou da emissão de uma guia para recolhimento de ITBI – Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis teve que depositar o valor do tributo diretamente na conta bancária do município. Sem sistema de emissão de guias operando, esta foi alternativa encontrada pela Prefeitura de Manga para que o contribuinte não ficasse prejudicado.
Em Itacarambi, o problema na emissão de guias de recolhimento também tem afetado empresas que necessitam pagar a renovação do alvará de localização e funcionamento, para poderem participar de licitações
. (Com Fábio Oliva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...