SECRETARIA DE SAÚDE DE ITACARAMBI ESTÁ VACINANDO OS MORADORES CONTRA A FEBRE AMARELA MESMO NÃO ESTANDO NA ÁREA AFETADA.

A imagem pode conter: 1 pessoa
secretário de saúde de Itacarambi, Rafael Nunes Andrade
’SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITACARAMBI INFORMA A POPULAÇÃO QUE O MUNCÍPIO NÃO ESTÁ NA ÁREA AFETADA DA FEBRE AMARELA. NÃO É MOMENTO DE PREOCUPAÇÃO’’.
Centenas de pessoas estão procurando o Ambulatório Central do Hospital Municipal Gerson Dias do município de Itacarambi, Norte de Minas a procura da vacina da febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde formou uma equipe para atender a demanda. Todos os dias são distribuídos 100 senhas, 50 no período da manhã e 50 no período da tarde.
O Secretário de Saúde de Itacarambi, RAFAEL NUNES ANDRADE disse para a reportagem que está fazendo todo o monitoramento e a população não precisa se preocupar por que o município não está na área de risco, nem consta na lista de Vigilância do Governo Estadual.
Somente nesta quarta-feira duas mil doses da vacina foram enviadas para Itacarambi, todas para imunizar as pessoas. O secretário Rafael falou ainda que no momento da vacinação, todas as pessoas terão que trazer o cartão de vacinação e a carteira do SUS, porque tem que abrir um cadastro individual do paciente com o novo Sistema Nominal-SIPNI que é um modulo ‘’registrado do Vacinado’’ onde verifica se o usuário possui cadastro no sistema. Se ainda não foi cadastrado, deverá incluir no sistema seguindo as mesmas rotinas para a inclusão do vacinado. Por isso a demora é grande no atendimento do paciente.
O secretário informou ainda quem recebeu uma dose antes de completar cinco anos de idade, terá que administrar um reforço, com intervalo no mínimo de 30 dias entre as doses. Quem nunca foi vacinado ou sem comprovantes de vacinação terá que a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos. Quem possui uma dose após cinco anos de idade, fazer reforço imediatamente considerando dose válida (não é necessário aguardar o prazo de 10 anos da ultima dose). Quem recebeu duas doses da vacina, considera-se vacinado.
A Prefeita Doutora Nivea está observando de perto esta questão e alertou toda a equipe de saúde para manter informações sobre a questão do momento, sabendo que nossa região não está em área de risco. Mas é melhor ficar de prontidão.
Este é o pior surto de febre amarela já registrada em Minas Gerais. Nesta terça, o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, disse que a SES espera que os números de novos casos e mortes de febre amarela comecem a reduzir.
De acordo com a secretaria, até esta quarta, foram notificados 485 casos suspeitos. Deste total, 19 foram descartados. Outros 397 ainda estão sob investigação.
Por Vailton Ferreira
 A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e sapatos
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi