Secretaria de Saúde de MG confirma 69 casos de febre amarela

Os casos confirmados de febre amarela subiram para 69 em Minas Gerais, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (25). Os dados também apontam que as mortes suspeitas registradas passaram para 96. Mas, em relação ao balanço divulgado nesta terça-feira (24), o número de óbitos confirmados – 38 – se manteve estável.
Este é o pior surto de febre amarela já registrado em Minas Gerais. Nesta terça, o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, disse que a SES espera que os números de novos casos e mortes de febre amarela comecem a reduzir.
De acordo com a secretaria, até esta quarta, foram notificados 485 casos suspeitos. Deste total, 19 foram descartados. Outros 397 ainda estão sob investigação.
Conforme a SES, os casos confirmados já passaram por exame laboratorial detectável para febre amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso; e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.
Mortes
A maior parte das vítimas da doença no estado é composta por homens, com idade média de 44 anos.
Trinta e seis óbitos confirmados estão relacionadas a cidades dos vales do Rio Doce e do Mucuri: Ladainha (10), Ipanema (4), Teófilo Otoni (5), Itambacuri (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), Poté (2), Conceição de Ipanema (1), Setubinha (1), José Raydan (1), Ubaporanga (1).
Outras duas mortes tem relação com os municípios de Januária, no Norte do estado, e Definópolis, no Sul. A SES ainda investiga os locais de contágio nos dois casos. No óbito relacionado a Januária, a vítima morreu em Brasília, conforme a secretaria.
Existe também um óbito confirmado de uma pessoa que contraiu a doença em Minas Gerais, na Regional de Teófilo Otoni, e morreu em São Paulo. A secretaria afirma que a morte está entre as 38 confirmações.
Força Nacional
O governo do estado informou que, nesta semana, 10 integrantes da Força Nacional do SUS foram enviadas a Minas para ajudar no combate ao surto de febre amarela. Médicos, enfermeiros e assistentes fazem parte da equipe. Ainda segundo o governo, as equipes da Força Nacional do SUS realizam orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos.(G1 GRANDE MINAS)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi