Pular para o conteúdo principal

Vereador de Caratinga toma posse algemado

O vereador Ronilson Marcílio Alves (PTB), de 42 anos, compareceu à Câmara Municipal de Caratinga algemado para tomar posse de seu terceiro mandato. Ele foi o quarto candidato mais votado na cidade, com 854 votos, e foi preso em dezembro, depois de ser reeleito. Ronilson estava acompanhado de uma escolta de agentes penitenciários.
Dário Júnior, advogado de Marcílio, conta que inicialmente havia um acordo com o presidente da Câmara, Valter Cardoso (DEM), para que a posse fosse feita dentro do gabinete, mas Cardoso decidiu optar por fazer a cerimônia de posse no plenário, para evitar que atitude fosse mal entendida. "Essa escolha foi para dar mais transparência ao processo. É claro que essa exposição pública prejudicou meu cliente, mas optamos por fazer desta forma para garantir a posse do cargo, para o qual ele foi legitimamente eleito", explica.
Dário conta que o regimento da Casa determina que os vereadores têm 10 dias para tomar posse depois da cerimônia que ocorre no primeiro dia do ano do começo da legislatura. Ele acredita que seu cliente vai obter um liminar ainda durante o recesso da Casa, para cumprir integralmente o mandato. "Acho que ainda em janeiro teremos uma decisão favorável", avalia.
De acordo com o defensor do petebista, Ronilson foi preso foi após uma investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de  extorsão contra um padre da cidade, que trabalha na área da saúde e  teria tido uma relação homossexual. O religioso estaria sendo chantageado por um grupo para que o caso não fosse revelado.
Ainda de acordo com o advogado, em novembro o vereador foi alvo de um mandato de busca e apreensão em sua casa, mas foi liberado por não haver flagrante. Com o fim do inquérito, o delegado do caso pediu a prisão do político no dia 12 de dezembro, mandato que foi cumprido no dia 19 de dezembro. Desde então ele está preso na penitenciaria da cidade.

Dário alega que o cliente é inocente e que estava apenas negociando a situação para ajudar o padre não fosse prejudicado. "A fundamentação não é robusta o suficiente para que ele seja detido", afirma.
Ronilson Marcílio Alves (PTB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...