Saúde é pauta de reunião do presidente da AMAMS em Brasília

Em reunião com o secretário de atenção a saúde, Francisco de Assis Figueiredo, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, Zé Reis, fez em nome dos municípios pela entidade representados, solicitações que vão melhorar a qualidade de atendimento na saúde.
Dentre as reivindicações estão, a introdução de incentivos Federais de cofinanciamento para implantação da rede de Atenção Hospitalar, considerando a tipologia da rede e o escopo assistencial estabelecido por contrato, com os prestadores de serviços, tendo em vista a Programação Pactuada e Integrada – PPI.
A introdução de incentivos Federais de cofinanciamento para implantação da rede de Atenção Especializada, com a criação efetivas de Centro de Atenção a Consultas e Procedimentos Especializados Microrregionais, considerando a tipologia da rede e o escopo assistencial estabelecido por contrato, com os prestadores de serviços, tendo em vista a Programação Pactuada e Integrada – PPI.
A regionalização e expansão do Serviço de Atendimento aos Municípios com Implantação de Hospitais Microrregionais para atender as necessidades dos municípios por Microrregiões desafogando os Hospitais de Grande Porte dos Procedimentos de Média Complexidade e redesenho de pactuação dos fluxos micro e macrorregionais.
A ampliação e implementação do Complexo Regulador, onde atua Central de Urgência e a Central de Regulação Assistencial com protocolos preestabelecidos.
O Custeio para Ampliação do Serviço de Informatização, por meio do software interligando todos os pontos da Rede de Saúde Hospitalar do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, com comunicação via web.
O investimento por parte do Ministério em equipamentos, construção/adequação de áreas e capacitação das equipes.
A Construção e implantação de novos leitos na região, sendo parte desses leitos em municípios polos microrregionais.
A Disponibilidade por parte do Ministério da Saúde de recurso de custeio aos hospitais para manutenção de equipe mínima disponível de acordo com a tipologia hospitalar, e regulada 24 horas/dia.
O presidente conseguiu a liberação dos credenciamentos para implantação de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e NASF, para aumentar a cobertura e ampliar os serviços.
Zé Reis alerta aos gestores que fiquem atentos ao prazo para solicitação de emendas parlamentares, os deputados têm até o dia 17 de fevereiro para indicar os recursos aos municípios.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi