Pular para o conteúdo principal

Cooperativa impulsiona o extrativismo sustentável em Januária.

O trabalho desenvolvido por uma cooperativa busca fortalecer o extrativismo sustentável no Norte de Minas. Fundada em 2013, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu) comercializa produtos derivados de frutos do cerrado, no município de Januária.
Um dos principais objetivos da cooperativa é incentivar a produção de frutos do cerrado. Neste caso, o pequi ganha destaque. A cooperativa aproveita todas as formas de comercializar o fruto, que é nativo da região. Dele são extraídos o óleo, a polpa em conserva, creme e farofa da castanha.
Mas, outros frutos também são cultivados e comercializados pelos 60 produtores da cooperativa. Um destes integrantes é o produtor Jorge Martins Correia, de 55 anos, que se filiou à cooperativa desde a fundação. Ele conta que em sua propriedade, com cerca de 12 hectares, são produzidos pequi, coquinho, cagaita, jatobá e cabeça de nego.
“Hoje o lucro que tenho é bastante gratificante; garanto uma renda boa. Prefiro comercializar os frutos, a criar gado aqui. O lucro que obtemos com a criação de gado não se iguala ao lucro com a produção de coquinho, e ainda tem os outros frutos”, afirma o produtor.
Os frutos levados à cooperativa são processados para melhor comercializa-los. “Lá são encontradas as melhores formas para comercializar os frutos. De alguns são feitos doces, outros são tiradas as polpas ou sucos”, explica o produtor.
A exploração de outros mercados, inclusive internacionais, são almejados com parcerias de outras cooperativas. “Nós temos boa relação com a Central do Cerrado, que é a Central de Cooperativas do Cerrado que fica em Brasília (DF). Tem boa relação com Copae, com a Grande Sertão Veredas da Chapada Gaúcha, e com a Grande Sertão de Montes Claros, que é grande parceira comercial. Produzimos o creme de pequi, e, com a ajuda da Central do Cerrado, enviamos algumas receitas para o Japão. Eles aprovaram, e recentemente nos pediram uma carga bem maior”, explica o coordenador da Cooperuaçu, Joel Sirqueira.( aconteceunovale.com.br)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...