Pular para o conteúdo principal

Cooperativa impulsiona o extrativismo sustentável em Januária.

O trabalho desenvolvido por uma cooperativa busca fortalecer o extrativismo sustentável no Norte de Minas. Fundada em 2013, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu) comercializa produtos derivados de frutos do cerrado, no município de Januária.
Um dos principais objetivos da cooperativa é incentivar a produção de frutos do cerrado. Neste caso, o pequi ganha destaque. A cooperativa aproveita todas as formas de comercializar o fruto, que é nativo da região. Dele são extraídos o óleo, a polpa em conserva, creme e farofa da castanha.
Mas, outros frutos também são cultivados e comercializados pelos 60 produtores da cooperativa. Um destes integrantes é o produtor Jorge Martins Correia, de 55 anos, que se filiou à cooperativa desde a fundação. Ele conta que em sua propriedade, com cerca de 12 hectares, são produzidos pequi, coquinho, cagaita, jatobá e cabeça de nego.
“Hoje o lucro que tenho é bastante gratificante; garanto uma renda boa. Prefiro comercializar os frutos, a criar gado aqui. O lucro que obtemos com a criação de gado não se iguala ao lucro com a produção de coquinho, e ainda tem os outros frutos”, afirma o produtor.
Os frutos levados à cooperativa são processados para melhor comercializa-los. “Lá são encontradas as melhores formas para comercializar os frutos. De alguns são feitos doces, outros são tiradas as polpas ou sucos”, explica o produtor.
A exploração de outros mercados, inclusive internacionais, são almejados com parcerias de outras cooperativas. “Nós temos boa relação com a Central do Cerrado, que é a Central de Cooperativas do Cerrado que fica em Brasília (DF). Tem boa relação com Copae, com a Grande Sertão Veredas da Chapada Gaúcha, e com a Grande Sertão de Montes Claros, que é grande parceira comercial. Produzimos o creme de pequi, e, com a ajuda da Central do Cerrado, enviamos algumas receitas para o Japão. Eles aprovaram, e recentemente nos pediram uma carga bem maior”, explica o coordenador da Cooperuaçu, Joel Sirqueira.( aconteceunovale.com.br)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...