Pular para o conteúdo principal

Alunos da Creche Gente Inocente retornam às aulas após 15 dias do ataque em Janaúba

Crianças foram recebidas em ambiente acolhedor, lúdico e de guloseimas (Foto: Eliane Santos/Arquivo Pessoal)
Os alunos da Creche Gente Inocente, incendiada pelo vigia Damião Soares dos Santos, retornaram às aulas na manhã desta quinta-feira (19), após 15 dias do ataque em Janaúba. De acordo com a pedagoga do turno matutino, Eliane Santos, 26 crianças, entre 2 e 5 anos, compareceram ao prédio, no Bairro Veredas; cinco crianças que presenciaram o ataque aos alunos participam das atividades. Na quarta (18), profissionais da educação, psicologia e segurança se reuniram com os pais e a promotoria da Vara da Infância.
As aulas começaram às 7h e seguem até às 17h. No dia do ataque, 75 crianças estavam na creche e participavam de atividades comemorativas à Semana da Criança; 11 pessoas morreram. Foram nove crianças, a professora Helley Abreu Batista, considerada heroína por salvar a vida de muitas crianças, e o vigia. Professores e voluntários prepararam o espaço para a recepção. O ambiente colorido e o engajamento dos profissionais ajudaram no recomeço.
Professoras da creche preparam o espaço para recepção de alunos e pais (Foto: Eliane Santos/Arquivo Pessoal)
Preparação
Professores e profissionais da educação passaram por uma preparação de retorno às aulas. Na segunda-feira (16), todos os profissionais da educação tiveram um dia de reflexão; um diácono da igreja falou sobre a questão espiritual e, na sequência, uma psicóloga participou da atividade. “Esta psicóloga nos orientou sobre o momento de luto, que temos de passar, sobre o medo e, acima de tudo, disse da importância de falarmos a verdade para as crianças”, disse.
Na terça-feira (17), a mesma psicóloga se reuniu somente com os profissionais da Creche Gente Inocente. “Foi um momento de escuta, de ouví-las, para avaliação no retorno. Neste mesmo dia, as professoras começaram os trabalhos de ornamentação e organização das voltas, que durou até a quarta-feira”, completou.
Na quarta, por volta das17h, os pais foram conhecer as novas instalações. A promotora da infância e juventude participou da reunião. “O MP está acompanhando todo o caso, inclusive a pedagógica. Haverá uma reunião entre a promotoria e as famílias”, concluiu.

G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...