Dermatite atópica: veja dicas de como amenizar os sintomas

Foto: Sociedade Brasileira de Dermatologia
SAÚDE.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite atópica é definida como uma doença crônica da pele, que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. Ela não é transmissível, mas quem tem, garante: causa muito desconforto.
O surgimento dela é mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos, mas também pode aparecer em outras regiões do corpo, dependendo da faixa etária. A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que uma combinação de uma pele seca e irritável com um mau funcionamento no sistema imunológico podem ter ligação com a doença.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Tem gente que fica com secreção ou sangramento na orelha, outros ficam com a pele bem machucada por conta das coceiras. Há pessoas que ficam com alterações na cor da pele, podendo ficar mais clara ou escura que o tom normal, sem contar aqueles casos em que a pele fica muito inflamada, com bolhas.
Evitar coçar e cuidar da pele em casa pode diminuir a necessidade de medicamentos. Segundo a dermatologista Bettina Sanson, é preciso adotar algumas medidas para melhorar a recuperação.
“Tem que saber utilizar o corticoide no momento certo, por períodos curtos, usar sabonete sem perfume, o banho extremamente rápido e a aplicação de óleos de hidratação ou até loções de banho dentro do chuveiro, enquanto a pele está molhada. Depois do banho, você pode passar outra em cima.”
Lembrando que esses hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. A alergista e imunologista Adriana Aragão conta que alguns fatores podem piorar o quadro.
“A pele atópica tem uma produção diminuída das gorduras naturais. Então, é uma pele seca, áspera e ressecada. Além dos fatores que pioram a dermatite atópica, que agrava, tem também os fatores irritantes inespecíficos, como perfumes, calor, suor... Então, esses fatores agravam a dermatite atópica porque essas pessoas já nascem com o pele mais sensível.”
O tratamento da doença é feito geralmente à base de medicamentos. Eles podem ser orais ou colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente.
A dica é manter as unhas curtas para evitar de se machucar ainda mais. Se você descobrir que se coça à noite, pense na possibilidade de usar luvas antes de se deitar. Evite agentes que agravem os sintomas, como os tecidos irritantes, evite usar sabonetes ou detergentes fortes, bem como produtos químicos e solventes.
Além disso, alterações súbitas na temperatura corporal e o estresse podem causar suor e piorar ainda mais a situação. Não esqueça de ficar pouco tempo no banho, lembrando que banhos curtos e frios são melhores que banhos longos e quentes. Outra dica é não esfregar ou secar a pele com muita força ou por muito tempo.
E depois que sair do banho, é importante aplicar cremes, loções ou pomadas hidratantes na pele enquanto ela estiver úmida. Isso ajuda a reter a umidade na pele. Em caso de dúvida ou quaisquer sintomas, procure um médico.
Reportagem, Cintia Moreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno