DEVERÁ SER ASSINADO HOJE, QUARTA-FEIRA (27/06) LICITAÇÃO PARA OBRAS DO ASFALTO DA BR 135, TRECHO ITACARAMBI-MANGA-MG.


                               trecho da BR 135 entre Itacarambi a Manga
A Licitação para as obras do asfalto da BR 135 trecho que liga Itacarambi a Manga-MG deverá ser assinado na manhã desta quarta-feira (27/06). A notícia veio do Deputado Federal Newton Cardoso Junior (PMDB). A notícia veio em boa hora. É uma obra que vem perdurando há mais de 30 anos. Pelo menos uma luz no fundo do túnel começou a brilhar e uma nova esperança poderá ser concretizada. Um sonho que pode ser realizado. Segundo o deputado; ”” Esta obra está com risco de perder recursos por falta de orçamento do Governo Federal, mas tenho lutado para viabilizar a licitação e com isso alocar o máximo de verbas para que não falte dinheiro para iniciar. “Informou o deputado ao Jornal Portal de Itacarambi”.
Neste mês o Deputado Federal Newton Cardoso Junior, enviou um ofício ao gabinete da prefeita de Itacarambi, Nívea Maria Oliveira (PTB), em que informa a retomada do processo de licitação para o asfaltamento dos 48 quilômetros da estrada entre Manga e Itacarambi.
Na carta, o parlamentar mineiro informa que a publicação do edital para contratação da futura empresa responsável pela obra da BR-135 deveria sair até o final do mês – quando termina o prazo para que o governo federal firme convênios ou contrate serviços, em razão do período eleitoral. E com certeza a resposta foi confirmada.
Segundo o site de Luiz Claudio Guedes, a obra está Prevista para ser executado na modalidade RDC Integrado (regime diferenciado de contratação de obras públicas), o processo licitatório prevê a contratação de empresa especializada na elaboração de projeto executivo de engenharia para pavimentação da BR-135. O projeto prevê ainda a construção de três anéis viários em Manga, São João das Missões e Itacarambi, obras necessárias para retirar o tráfego da rodovia das áreas urbanas dessas três cidades.
O Dnit não informa o valor previsto para a obra, que deve ser concluída no prazo de 24 meses a contar da assinatura da futura ordem de serviço. Não há, contudo, garantias de que a obra vá ser mesmo realizada em razão das dificuldades financeiras da União.
As obras do asfalto entre Manga e Itacarambi deveriam ter sido concluídas durante o segundo mandato do ex-presidente Lula (2007/2010), quando os subtrechos entre Manga e a divisa com o estado da Bahia foram iniciados. Problemas ambientais e a existência de suposto cemitério da etnia indígena Xacriabás e a existências de cavernas nos territórios de São das Missões atrasaram o licenciamento ambiental e o início da pavimentação.
O Diário Oficial desta quarta-feira traz mais um alento para a população dos municípios. 
Resta  esperar.
Por Vailton Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi