PARQUE NACIONAL DAS CAVERNAS DO PERUAÇU RECEBERÁ A VISITA DE CÉLIA CORSINO, SUPERINDETENDE DO IPHAN DE MINAS GERAIS.


O PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU, receberá nesta quinta-feira (07/06), a visita técnica de Célia Corsino, Superintendente do Iphan em Minas. A visita está marcada para o período da manhã. O Parque se prepara para a candidatura a receber o título de Patrimônio Natural da UNESCO. O Parque do Peruaçu pode ser o primeiro acervo de Minas Gerais a receber o título. A área foi declarada como unidade de conservação federal por decreto em 1999.
Célia Corsino esteve na manhã desta quarta-feira (06/06) na Inter TV e falou que a campanha vai começar agora, com o pessoal local, falou que o Iphan tem a obrigação de manda para a UNESCO. ““ Somos o canal brasileiro que mandamos para a UNESCO, os dossiês, e vamos começar então agora a fazer a partir desta visita técnica, um grupo executivo, para fazer o dossiê, que será encaminhado para a UNESCO. ””
Disse ainda, que está na etapa dois, segundo ela existe uma lista indicativa, e o Peruaçu está nesta lista há 20 anos. Para ela não é uma coisa rápida, porque cada País, como tem muitos Pais, são mais de 170, só pode mandar uma candidatura, temos três candidaturas nos próximos anos. Este ano temo PARATÍ, que já foi apresentado três vezes, Rio de Janeiro e depois Sitio Bolemarques e todas as fortificações brasileiras. Tanto do litoral como de Rondônia e o próximo o Peruaçu. Com certeza, e vamos trabalhar para que nosso DOSSÍÊ seja aceito, em 2020. Para agente pleitear na reunião de 2021. Finalizou dizendo que precisará do apoio de todos. Disse que estará vindo um diretor da área internacional do Iphan, ele que é responsável pelo encaminhamento de todos os dossiês da UNESCO, na verdade eu estou fazendo o possível porque precisamos do apoio do pessoal de Brasília, que vai levar o dossiê. Disse ainda o diretor da área internacional não conhece o Peruaçu. Fizemos questão que ele viesse, para que ele seja impactado da mesma forma que fomos pela beleza do ‘’PERUAÇU’, e mostrar realmente que é um Patrimônio Mundial’’.
O Peruaçu está inscrito na lista da UNESCO para concorrer ao selo de reconhecimento como patrimônio da humanidade há quase 20 anos. Porém, nunca foi oficialmente apresentado como candidato, algo que só pode ser feito pelo governo federal. Neste ano foi montada a força-tarefa com o objetivo de cobrar o encaminhamento da candidatura.
Por Ascom da PMI-Redação-VAILTON FERREIRA-RILDO MADUREIRA


Comentários