Pular para o conteúdo principal

AMAMS sedia 1º Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene


A abertura do 1º Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene aconteceu nesta última terça (05/06) na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, e contou com participação de acadêmicos, empresários, políticos e entidades de classe. O evento aconteceu graças a mobilização de diversas entidades e tem por finalidade a criação de pautas e projetos voltados para o desenvolvimento regional.  
Na abertura dos trabalhos, o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, salientou a importância da realização desse evento, pois a região está carente de novos investimentos e recursos e com esse fórum, estará se preparando e se organizando para receber os projetos e recursos. O secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Vinicius Rezende salientou que o Estado tem estimulado a Economia Criativa, a partir da inovação e o empreendedorismo. Lembra que os jovens estão mudando, pois desistiram dos concursos públicos para serem inovadores, como em startups.
Ainda na abertura, o novo superintendente da Sudene, Antônio Magalhães Ribeiro, recebeu o apelo mais uma vez do Norte de Minas para que seja recriado o Escritório da Autarquia em Minas Gerais e mais especificamente em Montes Claros, como forma de buscar investidores interessados na área mineira da Sudene e também evitar a evasão desses empresários para outras áreas. O membro do Conselho Deliberativo da Sudene e Secretário Executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias e o professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, da Unimontes, fizeram a cobrança que foi reforçada pelos deputados da região.
O novo superintendente da Sudene, Antônio Magalhães Ribeiro salientou sua preocupação com o contingenciamento dos recursos, por causa da crise financeira e por isso, nesse período que responde pela autarquia, estabeleceu novas diretrizes, como dar ênfase no Plano de Desenvolvimento do Nordeste, para identificar o que poderá ser feito pelos próximos 30 anos. Pediu que os acadêmicos das instituições de ensino superior ajudem nesse trabalho. Lembrou também que a Sudene identificou iniciativas de energia solar e eólica.
O professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, um dos coordenadores do fórum, lamentou que a Sudene tem aplicado recursos no projeto do Vale do Jequitinhonha e deixado o Norte de Minas de fora. Salientou que esse fórum surge com a função de evitar superposição de diagnósticos e projetos e que as prateleiras publicas estão cheias desses projetos, quando a população espera da Sudene e do Estado, ações. Nesse sentido, ele lembrou que a área mineira da Sudene não pode ser considerada problema e que Minas Gerais precisa apresentar projetos para o desenvolvimento dessa parte do Estado, fortalecendo a Sedinor e o Idene.
O conselheiro da Sudene e Secretário Executivo da AMAMS, Ronaldo Mota  destacou o importante papel do ex-presidente da AMAMS, José Reis, para a reaproximação da autarquia com a região mineira da Sudene e a permanência da AMAMS no CONDEL (Conselho Deliberativo da Sudene). Ainda em sua fala, Ronaldo salientou que a área mineira da Sudene não é pobre, mas sim desassistida e isso por causa da falta de força política, o que justifica formar uma bancada política forte. O superintendente estadual do Banco do Nordeste, João Nilton de Castro reforçou que é preciso sair para as ações, pois existem muitos diagnósticos para a área mineira da Sudene e todos sabem quais são suas demandas. Cobrou entrosamento do Norte de Minas com os Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Os deputados Carlos Pimenta e Gil Pereira dirigiram suas palavras no mesmo sentido. O primeiro falou que o Espírito Santo tem apenas 21 municípios na área da Sudene, mas recebeu mais recursos dos que os 168 municípios mineiros. O deputado Gil Pereira enfatizou que a área mineira equivale a quatro Estados do Nordeste e que as potencialidades da energia solar são grandes, com as startups.
Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...