Pular para o conteúdo principal

Caverna do Janelão: Uma maravilha da natureza escondida no norte de Minas Gerais


Depois de visitar 622 municípios de Minas Gerais, não escrevi nada sobre qualquer um deles, aqui no blog. Vi diversos lugares lindos, desconhecidos da maioria dos brasileiros e até dos mineiros. No final da viagem pelos 853 municípios, vou relacioná-los e contar os detalhes. 
Mas este lugar é um dos mais bonitos que já estive em todas minhas viagens, por 18 países e quase todos estados brasileiros. Supera, em beleza, as lagunas da cordilheira branca no Peru e a maioria das atrações do Atacama, por exemplo. E qualquer outra Caverna do Brasil.
Trata-se da Caverna do Janelão, localizada no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, cuja melhor parte fica somente no final da caminhada, e é denominado Portal do Peruaçu.
Para visitar toda esta maravilha, caminha-se por volta de 4 horas, ida e volta, contando com as paradas, numa trilha de dificuldade média. Até eu fui... E achei fácil. Então, qualquer um tranquilop! ;)
Como já sabia que seria um lugar sensacional, e ia fotografar muito, contratei uma condutora (guia) exclusiva, de nome Dianna, que aparece na foto acima fazendo uma selfie (contatos dela no final). Nasceu na região e conhece tudo sobre o parque. 
Para se chegar até a Caverna, é necessário ir até a comunidade chamada Fabião I. Até aí, tudo asfalto, 50km de Januária e 15km de Itacarambi. 340km de Pirapora, passando por Coração de Jesus ou 220 de Montes Claros. Depois tem mais 15km em uma estrada não pavimentada, mas que qualquer moto ou veículo passa tranquilamente. Só tem que saber conduzí-los. 
A entrada no Parque Nacional do Peruaçu é gratuita. Não deveria... A estrutura, que é satisfatória, foi feita pela FIAT, como compensação por danos ambientais causados em outros lugares. 
Depois de percorrer este caminho começa a caminhada até a Caverna (ou Gruta, ou Lapa). Passa-se por um paredão com pinturas rupestres. As trilhas são bem feitas na maior parte. 
Alguns passos à frente entra-se na Caverna. E começa o encantamento. 
Não se cansa durante a caminhada, pois as paradas para contemplação são constantes. E um colorido proporcionado pela luz natural que entra pelas claraboias da Caverna, encanta qualquer um. Há várias passarelas sobre o Rio Peruaçu, que corre dentro da Caverna. 
Uma destas claraboias tem formato de coração. 
Virando a foto para quem ainda não identificou:
Se até aí você ainda não se apaixonou pelo local, não há escapatória: você não vai escapar e não vai querer mais sair de lá. 
E o espetáculo continua. Há uma rocha em forma de cogumelos. 
Continuando a caminhada, o show vai só aumentando até, finalmente, chegar na cereja do bolo: Portal do Peruaçu. O teto, neste lugar está a 170 metros do solo. Impressiona a imensidão do lugar. 
Uma atração à parte é uma estalactite com 28m, considerada a maior de todas existentes em qualquer Caverna do mundo, chamada de Perna da Bailarina.
Comparativo com o Cristo Redentor. 
Neste local você permanece por longos minutos, e até horas, contemplando a beleza e a dimensão do local. Segundo a Diana, há quem chore de emoção. A iluminação, como em toda a Caverna, até este ponto, é toda natural. Porém, deste ponto em diante a visitação não é permitida pois entra-se na parte escura da Caverna. Só pesquisadores tem acesso.
Não sou muito de recomendar viagens pois cada um tem sua preferência. Mas creio que este parque deve ser visitado por todos. São 8 cavernas no total, abertas à visitação. Segundo a Dianna, cada uma tem uma beleza particular. 3 dias é o ideal. 
Eu me hospedei em Itacarambi numa pousada à beira do Rio São Francisco cujos preços cobrados não são compatíveis. Na comunidade de Fabião I tem a Pousada Recanto das Pedras (ou pousada da Késcia), que, além de estar praticamente dentro do parque, é muito agradável. E tem toda alimentação a um preço justo, com atendimento nota dez. Vou voltar e me hospedarei lá. 
Késcia, Adriano e Dianna
Detalhes: para visitar as cavernas é necessário agendamento. Ligue para aDianna e se informe a respeito. Ou mande um Watshapp: 
COMO INFORMAÇÃO DO SITE http://www.demotocomdestino.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...