Pular para o conteúdo principal

Operação de combate à comercialização de carne clandestina é deflagrada por órgãos fiscalizadores no Norte de MG


Instrumentos cortantes e couro animal foram apreendidos na zona rural de Glaucilândia — Foto: IMA/ Divulgação
Uma operação para coibir o abate clandestino de bovinos e suínos foi deflagrada nesta segunda-feira (17) em câmaras frias e abatedouros do Norte de Minas. Segundo informações do Ministério Público, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Montes Claros e Glaucilândia. Durante as fiscalizações, couros de animais e instrumentos cortantes foram apreendidos, além de queijos em situação irregular encontrados durante blitzes nas estradas.
A ação, batizada de Carne Segura, foi proposta pelo Ministério Público de Montes Claros, em parceria com a Polícia Militar, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e Polícia Rodoviária Federal. Segundo o promotor de Justiça, Felipe Caires, outras fases da operação serão realizadas junto a vendedores do produto.
“Cumprimos quatro mandados de busca e apreensão em locais suspeitos de serem câmeras frias clandestinas de carne e dois locais suspeitos de serem abatedouros clandestinos também de gado. Também fizemos fiscalizações em três pontos em rodovias que dão acesso a Montes Claros. Nas próximas fases vamos atuar em açougues e supermercados da região, verificando se algum deles está comercializando carne clandestina em datas surpresa”, explica Caires.
O promotor argumenta que a população precisa se conscientizar de que o produto sem procedência pode oferecer riscos à saúde de quem consome. “É muito importante que população se conscientize de que comprar carne clandestina oferece grande risco à saúde, então o consumidor não deve fazer isso”, diz.
Caires ainda argumenta que os açougueiros e supermercadistas também devem se conscientizar e se atentar para as sanções que podem sofrer. “É mais importante ainda que nossos açougueiros e supermercadistas se conscientizem de que vender carne clandestina, além de ser infração sanitária e ser contra o direito do consumidor, é crime cuja pena pode chegar a cinco anos de detenção. Se algum comerciante for encontrado vendendo carne clandestina, a carne vai ser apreendida, ele vai ser multado e levado para delegacia”, afirma o promotor.
APREENSÃO
Segundo informações da PM, militares acompanharam a ação dos órgãos fiscalizadores para que os mandados de busca e apreensão fossem cumpridos e para coibir práticas ilegais. O material de couro de animais e instrumentos cortantes foi apreendido em Glaucilândia.
De acordo com o MP, o responsável pelo possível abatedouro de Glaucilândia não foi encontrado para que alguma autuação fosse feita.(G1 GRANDE MINAS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...