Grupo do Norte de Minas participa de missão técnica do Sebrae na Serra da Canastra


Uma comitiva de 30 pessoas da microrregião de Januária, composta por empresários que fazem parte do Grupo Líder Sertão Velho Chico – grupo que promove ações para o desenvolvimento regional - e representantes de poderes públicos e sociedade civil da região, participaram no último fim de semana de uma missão técnica ás cidades de Capitólio e São Roque de Minas. A inciativa, organizada pelo Sebrae Minas, teve como objetivo conhecer as boas práticas ligadas ao turismo, à gestão e às contas públicas, as ações da Sala Mineira do Empreendedor e as atividades de cooperativismo e educação empreendedora, além das ações desenvolvidas pelo Grupo Líder Conexão.
O município de Capitólio é referência nesses assuntos, uma vez que o prefeito da cidade, José Eduardo Terra Vallory, conquistou o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor de 2018 em duas categorias: “Desburocratização e Implementação da Rede Simples" e “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios"
“Voltamos energizados e cheios de ideias novas. Tivemos a percepção que não foi fácil para as cidades de Capitólio e São Roque de Minas chegarem no nível que estão hoje e que também não será fácil implantarmos o que vimos lá na nossa região. Todos voltaram revigorados e acreditando que é possível romper as barreiras culturais e políticas. Os integrantes do Grupo Líder perceberam que estamos no caminho certo e que precisamos agir para alcançar os resultados”, destaca a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.
Para a secretária de turismo de Itacarambi, Claudia Seixas, que também faz parte do Grupo Líder, a missão proporcionou um grande aprendizado. “Volto com a sensação de que é possível fazer as coisas acontecerem aqui na nossa região. Muitas ações e leis que existem em Capitólio, principalmente no sentido de trazer e manter o turista na região por mais tempo, serão implantadas aqui. Estamos criando o Centro de Atendimento ao Turista e muito do que aprendi lá, será implantado” enfatiza.
Membro do Grupo e Líder e gerente administrativo da Mitra Diocesana de Januária, Silvio de Jesus Feitosa, também destacou a importância da missão. “Foi enriquecedor e desafiador. Uma profunda imersão em novas ideias. Conhecemos pessoas que pensaram fora da caixa e que fizeram as coisas acontecerem.  O que vimos nos despertou uma vontade e um desejo enorme de querer fazer a diferença em prol do nosso território.  Se lá as coisas deram certo, aqui também pode dar, só depende de nós”, ressalta.

Atração turística

Além do Rio São Francisco, uma das grandes atrações turísticas da região de Januária é o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. O parque recebe turistas de todo o Brasil e do exterior e está em processo de reconhecimento como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
Por Cida Santana/Ascom Sebrae Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno