Pular para o conteúdo principal

Itacarambi cria seu primeiro Conselho Municipal da Juventude 2019.


FOTOS VAILTON FERREIRA
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Silvano Seixas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
 O Conselho Municipal de Políticas para a Juventude é um órgão de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador. Seu objetivo é auxiliar na elaboração de políticas públicas que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens, buscar que o poder público garanta, aos jovens, o exercício dos seus direitos, participar da elaboração de programas, projetos e ações voltados para a juventude, entre outros.                         
Visando isto, a atual gestão e preocupando-se com o futuro da juventude na nossa cidade em parceria com a Equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social fomenta e organiza essa ação.
Veja os   diferentes representes que compõe o presente conselho:
 Meio ambiente: Marciana Ferreira;
 Coordenador  eventos, André Silva Lima;
 Diversidade e cultura Calvin;
 Educação Jhemerson Lincoln;
 Pessoal com Deficiência: Tamira Flores;
 Gênero Sexualidade e Identidade Lucas Bertulino;
Liberdade Religiosa: Maria Eduarda;
 Comunidade Tradicional. Silvano seixas;
 Étnico Racial: Milena Fernandes.
Com a sua intuição a juventude sabe que o mundo está cheio de forças; mas não chega a entender qual o papel que a fraqueza, nas suas diversas formas, desempenha no mundo.
Hugo Hofmannsthal
O que é o Conselho Municipal de Juventude - CMJI?
           Quinta, 17 Outubro 2019
           Escrito por ASCOM –Itacarambi.
           Categoria: CMJI
O Conselho Municipal de Juventude de Itacarambi é um conselho consultivo, segmental, permanente e autônomo, não jurisdicional, de representação de pessoas físicas com idade entre 15 e 29 anos em busca da garantia de políticas públicas efetivas para a juventude e do exercício da cidadania.
 1-O CMJ tem como princípios:
I - o respeito à organização autônoma da sociedade civil;
II - o caráter público das discussões, processos e resoluções;
III - o respeito à identidade e à diversidade da juventude;
IV - a pluralidade da participação juvenil, por meio de suas representações;
V - a análise global e integrada das dimensões, estruturas, compromissos, finalidades e resultados das políticas públicas de juventude.
1-1 -O CMJ tem como competências:
I - propor, deliberar diretrizes, avaliar, acompanhar a implementação da Política Municipal de Juventude;
II - acompanhar, avaliar e fiscalizar a qualidade dos serviços prestados a juventude;
III - participar e colaborar na elaboração de planos, conferências e programas municipais ligados a juventude;
IV - solicitar a qualquer órgão da administração pública informações relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos;
V - propor estudos e pesquisas relativas à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas para este segmento no município;
VI - instituir grupos de trabalho e comissões, de caráter temporário, destinados ao estudo e à elaboração de propostas sobre temas específicos;
VII - propor e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para o conhecimento da realidade do jovem na sociedade;
VIII - fiscalizar o cumprimento da legislação que assegure os direitos dos jovens;
IX - estimular a participação da juventude nos diversos canais de participação existentes na cidade;
X - articular-se com outros conselhos setoriais, para ampliar a cooperação mútua e o estabelecimento de estratégias comuns de implementação de políticas públicas de juventude;
XI - solicitar informações aos demais conselhos em matéria que digam respeito ao Conselho Municipal da Juventude;
XII - elaborar, aprovar, revisar quando necessário e fazer cumprir o seu Regimento Interno;
XIII - realizar a cada dois anos a Conferência Municipal da Juventude;
XIV - exercer outras atividades correlatas aos seus objetivos.
2- O Conselho Municipal de Juventude tem como objetivos:
2.1 – Articular com a sociedade civil o dia de mobilização da juventude pela aprovação do projeto de lei que regulariza a criação do Conselho Municipal de Juventude em Itacarambi – “O dia J”.
2.2- Defender e lutar pela efetivação dos direitos humanos e ampliação de outras formas de proteção da juventude.
2.3- Articular e mobilizar a juventude do município no exercício de seus direitos, criação de propostas, projetos e programas municipais a ser executado pela administração pública de forma que garanta os direitos fundamentais da pessoa em desenvolvimento e da juventude.
2.4- Fortalecer a participação juvenil, aqui entendida como inclusão, ocupação e preservação de espaços públicos e comunitários voltados à garantia dos direitos da juventude, conforme estabelece o Estatuto da Juventude.
2.5- Promover palestras, eventos, mobilização social, atividades em defesa da juventude, isoladamente ou em conjunto com outros setores públicos e/ou organizações da sociedade civil ou entidades privadas.
2.7- Defender a inclusão do tema “Juventude: o que é participação política?” no cronograma das escolas públicas estaduais e municipais.
2.8- Coordenar o Sinajuve no âmbito municipal, elaborar o plano municipal de juventude e convocar a conferência municipal de juventude com intervalo máximo de 4 (quatro) anos.
O Regimento Interno que é a (Carta de Princípios e Funcionamento) ficou aprovado mediante Assembleia Geral  na data de 16 de Outubro de 2019.
ESTÃO UNIÃO, TRABALHO E TRANSPARÊNCIA!
Por Ascom da Prefeitura.
A imagem pode conter: noite
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Elindaura Moreira, área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al