Terrenos em BH, grandes geradores de riqueza

Entenda como e por que os terrenos na capital mineira tem rendido bons frutos

Por Felipe Bascelos

Inquestionavelmente, terrenos são excelentes geradores de riqueza, sobretudo no entorno de grandes capitais, locais nos quais a valorização é assegurada a longo prazo. Isso quer dizer que terrenos em BH, por exemplo, podem ser uma excelente fonte de crescimento econômico e aumento do patrimônio.

Como as cidades brasileiras tem se expandido muito em termos horizontais e em ritmo acelerado, a procura por terrenos tem sido cada vez maior e, consequentemente, a valorização deles é cada vez mais flagrante.

Mas por que apostar nos terrenos em BH tem sido uma boa opção de negócios? Aliás, por que investir em terrenos é uma excelente e certeira aplicação? Como selecionar terrenos para comprar de forma eficiente? Tudo isso será explicado mais adiante.

A situação do mercado imobiliário de Belo Horizonte para o nicho dos terrenos

Sem dúvida, uma das decisões mais inteligentes de qualquer investidor é diversificar suas opções. Isso fica mais evidente na postura de muitos investidores mineiros que tem apostado suas fichas não apenas em pré-lançamentos de condomínios, mas também em loteamentos, com a oportunidade formidável de selecionar o terreno e aumentar o valor do investimento a longo prazo.

Muitos investidores tem feito uma pesquisa profunda e detalhada pesquisa sobre os empreendimentos espalhados nas diferentes áreas da cidade, observando sempre a quantas andam as tendências do mercado imobiliário e assim aplicar o seu dinheiro em um projeto que pode render excelentes lucros.

Aliás, essa corresponde a uma via de mão dupla, pois não é bom apenas para os investidores, mas também para as próprias empresas que atuam no mercado imobiliário. Em outras palavras, é como se o investidor praticamente operasse como uma espécie de sócio do empreendimento.

Explicando melhor: é muito, mas muito comum uma empresa do ramo imobiliário, como uma construtora ou incorporadora, chamar um grupo de pessoas para investir em um determinado loteamento, ou seja, em um certo terreno, mas com condições especiais de pagamento. Ou seja, eles vendem lotes com descontos bem atrativos.

Com isso, o investidor acaba ajudando o empreendedor justamente na hora em que ele mais necessita, que é quando as obras de infraestrutura são iniciadas. Para o investidor, isso é tremendamente vantajoso.

Aliás, é ainda mais benéfico e frutífero se esse investidor compra os lotes com melhor posicionamento e assim ter maiores ganhos do que os demais compradores, pois ele entra ainda no início do empreendimento. Conforme a infraestrutura do local vai ficando pronta, os lotes vão ficando mais valorizados.

Cerca de 20 meses decorridos do início das obras, os rendimentos são de pelo menos 50% do valor investido inicialmente. Isso é ainda mais proveitoso se o lote que se adquire está situado em uma região que apresenta uma valorização maior. Quanto maior for a valorização do empreendimento e seu entorno, maiores serão os ganhos do investidor.

Por quais razões investir em terrenos é uma ótima alternativa de negócio?

Quando se faz uma comparação com os outros tipos de investimento, investir em terrenos e imóveis em BH é visto como algo rentável e seguro, proporcionando retornos financeiros expressivos de médio a longo prazo.

Essa valorização acima da média ocorre porque os lotes não sofrem com a depreciação no decorrer dos anos. Com efeito, acontece justamente o oposto: eles são ainda mais valorizados ao passo que novas acessibilidades e infraestruturas são encaminhadas à região na qual ele está situado, pois até mesmo a construção de imóveis no entorno influenciará no valor final.

Por se tratar de um negócio seguro, adquirir um terreno é uma ótima decisão para quem intenciona poupar dinheiro, uma vez que tem uma maior estabilidade do que as aplicações financeiras, direcionando recursos que seriam dispensados sem planejamento, constituindo-se, de certa forma, em uma modalidade de poupança forçada.

Assim sendo, torna-se plenamente possível guardar dinheiro e, simultaneamente, ter um aumento de patrimônio para reinvestimento do lote, como na construção civil. Ademais, investir em terrenos é bem mais em conta em relação à compra de um imóvel pronto ou mesmo um imóvel na planta, além de possuir taxas de manutenção como impostos em geral mais baixos do que as construções que já foram finalizadas.

Dicas e cuidados para investir em terrenos

É mais do que válido e interessante comprar terrenos, como uma forma de investimento. Contudo, é preciso levar em consideração alguns fatores, para que esse investimento não se torne um prejuízo.

Observe abaixo algumas dicas e cuidados preciosos ao se investir em terrenos:

·       Identifique o potencial de valorização do lote

A primeira coisa que se deve fazer, antes de qualquer outra, é analisar o potencial de valorização do terreno. Nesse sentido, não há muito segredo. O que se deve fazer é ir conhecer a região e pesquisar não só como ela é, mas como ela poderá ser.

Ou seja, deve-se pesquisar o comércio local. Procure dialogar com comerciantes e vizinhos, assim se pode obter excelentes informações. Existe previsão para outros empreendimentos, metrô, linhas de ônibus, faculdades ou mesmo shoppings próximos ao imóvel analisado? Se sim, será uma decisão acertada adquirir o lote em questão.

·       Verifique a documentação

Antes que se efetive qualquer negócio, procure saber se o espaço está devidamente registrado em consonância com as normas da prefeitura. Averigue nas certidões de propriedade, alienação e negativa de ônus se existe alguma irregularidade e se o proprietário que aparece nos documentos é o mesmo que está vendendo.

·       Pense fora da caixa.

A depender do orçamento que se tem disponível, busque ampliar o raio de busca e abra sua mente para passar a considerar a compra de imóveis não apenas em bairros tradicionais ou cotados, mas também a levar em conta os empreendimentos em bairros que estão em fase de expansão.

Além disso, deve-se se aumentar também o leque de possibilidades em termos de tipos de terrenos. Ou seja, pode-se não apenas apostar em lotes em espaços mais centrais, abertos, mas também  terrenos em condomínio em BH, por exemplo.

Agora você compreende por que os terrenos em BH são excelentes geradores de riquezas e também quais elementos a se levar em conta na hora de comprar um lote. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno