Pular para o conteúdo principal

EXPEDIÇÃO VIDAS ÁRIDAS VISITA JANUÁRIA E FAZ AÇÕES NO RIO PANDEIROS E ORLA DO CAIS DA CIDADE

Por dois dias, segunda e terça-feira, representantes de movimento socioambiental de preservação do rio São Francisco e toda sua bacia hidrográfica estiveram em Januária. Batizado de I Expedição Vidas Áridas, visitaram “in loco” as potencialidades naturais dos recursos hídricos, ainda existente, no rio Pandeiros, e a biodiversidade no entorno. No segundo dia, a orla do Cais da cidade, á margem esquerda do Velho Chico, ganhou um olhar analítico do, antes, rio de integração nacional que, atualmente, clama por políticas publicas, urgente, de revitalização.
PELA PRESERVAÇÃO DO VELHO CHICO E SEUS AFLUENTES
Anfitriado pelo prefeito, Manoel Jorge de Castro, a comitiva contou com a presença do repórter da Inter TV, Délio Pinheiro e equipe de apoio. Vindo do estado das Alagoas, o representante do Conselho da Bacia do São Francisco e fundador do Museu Ambiental do Velho Chico, Antônio Jackson Borges.
Integrando a expedição o coordenador municipal de Defesa Civil, Abel Barcellos, Andréia Dias e Erivelton, TV Norte, imprensa escrita, Polícia do Meio Ambiente, com os sargentos Matos e Guedes, entre outros januarenses militantes das causas ambientais. Uma estratégia de políticas sociais entre poder público, imprensa e entidades segmentadas na sociedade, promovendo ações em defesa do rio São Francisco e seus afluentes.
EXPLORAÇÃO ATRAVÉS DE MANEJO SUSTENTÁVEL
No atual momento, passando por profundas transformações ambientais, com aquecimento global, diminuição da camada de ozônio e perda da biodiversidade alcança escala planetária. Muito, por razão, do uso irracional dos recursos naturais. Portanto, estas iniciativas socioambientais, buscam conscientizar a necessidade de intervir positivamente no meio ambiente explorando, os recursos, através de manejo sustentável.
Neste sentido o Movimento Vidas Áridas e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams -  em parceria com diversas entidades da sociedade civil e instituições públicas, que atuam na bacia do São Francisco,  levam ações de educação ambiental e mobilização em prol de políticas de revitalização. Atuando, nesta empreitada, de forma positiva, a InterTV Grande Minas, afiliada da Rede Globo, produzindo um documentário que será exibido pela emissora entre outras estratégias de veiculação de alcance, na grande mídia nacional.  
DOZE CIDADES RIBEIRINHAS NO ROTEIRO SOCIOAMBIENTAL
Iniciada na cidade de Montes Claros, no dia 15 deste mês, a expedição passou por Três Marias, Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz até chegar, no domingo (21/09), em Januária.  Na quarta, de manhã, seguiu rumo Itacarambi, Matias Cardoso e Manga. 
(Texto e fotos de José Maria Guedes – Academia Januarense de Letras)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...