Pular para o conteúdo principal

Minas vai contratar brigadistas para combate a incêndios florestais

Minas vai contratar brigadistas para combate a incêndios florestais

Hoje em Dia

Eugênio Moraes/Arquivo/Hoje em Dia
Incêndio Serra do Cipó
Brigadistas tentam debelar chamas, mas enfrentam mato alto e locais de difícil acesso
O Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (12) que irá contratar brigadistas para atuarem como brigadistas em prevenão e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UCs) em Minas. A decisão foi tomada já pensando no período de estiagem que se aproxima e que, historicamente, são registradas aumento de queimadas.
Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os profissionais serão contratados por um período de cinco meses, que podem ser prorrogável. No total, serão disponibilizadas 408 vagas, sendo 340 para brigadistas e 68 para líderes de brigada. Os contratados terão que cumprir carga horária de 40 horas semanais, conforme demanda das UCs. A remuneração é de R$ 1.126,92 para brigadista e de R$ 1.229,37 para líder de brigada.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no período até a próxima terça-feira (17), exclusivamente pelainternet. Podem participar candidatos maiores de 18 anos, que estejam em dia com suas obrigações militares e eleitorais, além de atender a outros requisitos definidos no edital.
O processo de seleção dos candidatos será realizado em três etapas: inscrição, curso de formação de brigada e teste de aptidão e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas. Os resultados parciais e finais do processo seletivo serão disponibilizados no site da Semad, nas UCs e locais de atuação constantes no edital.
 
Incêndios
 
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou o maior número de queimadas em janeiro e fevereiro desde 1999. Foram registrados nos dois primeiros meses deste ano 6.948 focos de incêndio, 66% maior que o verificado no ano passado e quase 100% superior à média histórica para o período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...