Itacarambi tem menor taxa de mortalidade infantil em 17 anos.

      Itacarambi registrou no ano passado e neste ano o menor índice de mortalidade infantil dos últimos   17 anos: segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. É a melhor colocação da cidade no ranking desde 1998. A taxa de mortalidade infantil é obtida por meio do número de crianças de um determinado local, que morrem antes de completar 1 ano, a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um aspecto de fundamental importância para avaliar a qualidade de vida, pois, por meio dele, é possível obter informações sobre a eficácia dos serviços públicos, tais como: saneamento básico, sistema de saúde, disponibilidade de remédios e vacinas, acompanhamento médico, educação, maternidade, alimentação adequada, entre outros.
 (veja no quadro abaixo).
Em Itacarambi, todos os serviços de pré-natal é acompanhado de perto nas UBS, a gestante de baixo peso ou renda familiar baixa é cadastrada por uma assistente social. Nestes casos elas são assistidas até o sexto mês da gestação e participam de reuniões e palestras mensais, onde são orientadas sobre cuidados com o bebê e, principalmente, a importância do leite materno. tendo acesso ao agendamento com o obstetra e acompanhamento com o pediatra.
A Secretaria de Saúde mantém um trabalho promissor com as mães de Itacarambi, acompanhando de perto como anda a saúde do bebê ensinando a mãe como amamentá-lo até o sexto mês, para evitar que a criança venha ter problemas de saúde. As campanhas de amamentação segue critérios de segurança abraçando-o com carinho a família. A maternidade do Hospital Municipal GERSON DIAS tem efetuados vários partos diagnosticando um saldo positivo nos nascimentos dos bebês deforma segura e saudável. A mamãe recebe um acompanhamento com as equipes do PSF durante um bom tempo. A Secretaria destaca também a importância de atuar de maneira eficaz e investiga as medidas para a melhorar a qualidade no atendimento dos pacientes. É bom lembrar que nos anos anteriores os índices de mortalidade infantil era muito grande, hoje a realidade é outra conforme demonstra a tabela.
Através deste trabalho, é realizado dentro do hospital a vacina BCG e hepatite B, o teste do pezinho, dentro das 48 horas do nascimento do bebê, o teste da orelhinha (triagem auditiva), teste do olhinho (que diagnostica má formação ocular, tumores e cegueira) e teste do coraçãozinho (para diagnóstico precoce de problemas cardíacos). 
A equipe da Secretaria de Saúde faz uma avaliação da saúde do bebê dentro do hospital, realizando a sua classificação de risco e presta às mães as primeiras orientações. Na alta hospitalar é feito o agendamento da primeira consulta do bebê ao pediatra da Rede Municipal de Saúde até 10 dias após o nascimento e da mãe ao ginecologista até 40 dias depois do parto.
Com informação da Coordenadoria de Comunicação
            Vailton Ferreira                   
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno