Em Itacarambi, mesmo não estando em área afetada pela febre amarela, a Prefeitura tem vacinado às pessoas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
Hoje,terça-feira(31), ainda era bem cedo, quando sai para mais uma reportagem sobre a vacinação da febre amarela. Fui visitar as UBS-Unidades Básicas de Saúde do município de Itacarambi. Era 06h00min horas da manhã, o sol já nascia às margens do rio São Francisco, mesmo assim fui verificar como está à procura das pessoas para a imunização da febre amarela.

UBS-CENTRO
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e sapatos

Cheguei ao local, deparei com uma fila de mais de 60 pessoas, fiquei abismado com tanta gente, sendo que o atendimento começaria somente às 08h00min horas. Conversei com várias pessoas, perguntando por que tanta pressa em vacinar, sendo que Itacarambi não está na área de afetados. A mulher que não quis se identificar, falou que precisa vacinar, porque não sabe o que vem por ai. Conversei com uma senhora que levantou às 04h00min horas da madrugada e disse que há uma semana vem tentando se vacinar e não conseguia ,porque não pegava a senha por chegar atrasada na fila, mas que agora conseguiu porque acordou cedo.
Na mesma hora a funcionária falou alto: ’’ A senha está esgotada, só amanhã’’. Um silêncio pairou no lugar, deixando dezenas de pessoas inquietas, pois terão que retornar para mais um dia, e tem que chegar bem cedo.
UBS – BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas 
Já era 08h00min horas ,quando a reportagem chegou ao local e deparou com dezenas de pessoas, mães e crianças de colo, esperando para vacinar. Entrei e perguntei se estavam distribuindo senha, a servidora respondeu que já tinha esgotado, porque a quantidade de vacina estava acabando, e iria vacinar somente trinta pessoas. ‘’ vai  chegar mais vacinas, hoje só temos 30 doses, volta amanhã’’. Falou a recepcionista. Enquanto mais de 20 pessoas esperavam no lado externo da unidade de saúde.
UBS- BAIRRO SÃO JOSÉ.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
ÀS 08h15min, Chegamos bem na hora, quando um grupo ,de aproximadamente 32 pessoas já estavam vacinando, as senhas também já tinham acabado. A funcionária não estava mais distribuindo, porque o estoque já estava esgotado. Falou que só volta a vacinar na quarta-feira, quando chegarão novos lotes da vacina.
UBS-BAIRRO SÃO FRANCISCO.
 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
Por último, era 08h30min horas quando aproximadamente 35 pessoas estavam na sala de triagem para serem atendidas, também as senhas já tinham acabado. E os estoques das vacinas já estavam esgotados. Perguntei quantas pessoas estão sendo vacinadas diariamente, ela respondeu que aproximadamente 100 pessoas por dia. Enfim, é uma demanda muito grande, onde as pessoas, preocupadas com o problema da febre amarela, têm procurado os postos de saúde. Principalmente às Unidades de Saúde da Zona Rural os moradores também estão recebendo a vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itacarambi, está dando todo o suporte para imunizar as pessoas que chegam aos postos de vacinação. E tem solicitado a GRS de Januária para que abasteça o município com mais lotes da vacina. A Prefeita Doutora Nívea está acompanhando de perto a situação. Já o secretário Rafael está monitorando toda a cidade com relação à situação da vacinação.
O número de casos confirmados de febre amarela em Minas Gerais subiu para 109, segundo boletim epidemiológico divulgado segunda-feira (30), pela Secretaria de Saúde do estado. O total de mortes confirmadas pela doença em Minas já chega a 40. Uma das vítimas provavelmente foi infectada no município de Januária, no norte do estado, mas foi diagnosticada e morreu no Distrito Federal.
Ao todo, o estado registrou 712 notificações de suspeitas de febre amarela, em 51 municípios. Além dos 109 confirmados, 19 casos foram descartados. Os demais seguem em análise. Setenta mortes que podem ter sido causadas pela febre amarela também estão sendo investigadas.
Por Vailton Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno