Pular para o conteúdo principal

Realizada vacinação Antirrábica em Itacarambi

campanhavacinacaoA Prefeitura de Itacarambi, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou no último sábado (19), a campanha de vacinação contra a raiva de cães e gatos.
De acordo com a coordenadoria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais.
“Todos cães e gatos podem ser vacinados, exceto aqueles que se encontrem doentes. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”. Disse Antônio dos Anjos, coordenador responsável pelo setor.
“Toin”, como é conhecido o coordenador, enfatizou a importância de campanhas de vacinação e da boa cobertura vacinal, que em conjunto com as atividades de vigilância e educação em saúde, representam as armas sustentáveis para manter a raiva sob controle no município e na zona rural.
De acordo com ele, A meta é vacinar 90% dos animais, entre cães e gatos em toda a cidade.
CAMPANHA CONTRA A DOENÇA DE CHAGAS
A Secretaria de Saúde, por meio do Setor da Coordenadoria de Vigilância ambiental de Itacarambi iniciou na zona rural, o Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH), do Ministério da Saúde.
O programa consiste na visita dos agentes de casa em casa, onde é feita uma vistoria geral nos imóveis rurais em busca do barbeiro transmissor da doença.
A equipe esteve na última semana na Comunidade do Brejo de Santana e vão permanecer por toda região, cinco equipes se dividiram e começaram o trabalho de campo.
Em uma das visitas de rotina, um agente encontrou num determinado imóvel uma colônia de barbeiros e imediatamente realizou todos os procedimentos, como captura, busca ativa, borrifação do imóvel e outros tantos pertinentes ao programa de controle do inseto.
O Coordenador Antônio Dos Anjos disse que este trabalho não vai parar, continuará em toda zona rural. Ele disse também da importância da participação da população em ajudar no combate ao besouro.
“Todos os moradores da zona rural podem contribuir para o controle do barbeiro em seu imóvel.  Basta seguir as orientações do Agente de Controle de Endemias e manter o imóvel organizado e livre desta ameaça. É importante ressaltar que além do agente de Saúde, todos podem procurar o setor de Vigilância ambiental.” Completou Toin.
Rildo Madureira - Vailton Ferreira/ AssCom Prefeitura de Itacarambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...