Pular para o conteúdo principal

Parceria entre AMAMS e Ministério Público estabelecem cursos para Conselheiros Tutelares


Conselheiros tutelares da área mineira da Sudene terão uma oportunidade contínua de capacitação, conforme acordo celebrado pelo Ministério Público, através da Coordenadoria Regional da Infância e Juventude e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS. O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, e o Coordenador Regional da Infância e Juventude no Norte de Minas, o promotor Daniel Librelon, se encontraram no dia 05 de fevereiro, onde firmaram um parceria entre as entidades no intuito de estabelecer um cronograma fixo de capacitação para os conselheiros tutelares da região.
O primeiro curso está previsto para março de 2018, com intenção de capacitar 100 conselheiros. Ainda na parceria, ficou estipulado que o curso será realizado quatro vezes durante o ano, sempre em parceria com essas instituições e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). No ano de 2015 ocorreu a primeira capacitação nesse nível, com a participação de 500 conselheiros. Agora, o curso será dividido em 4 partes com a intuito de se obter um melhor aproveitamento do curso por parte dos conselheiros.
Os Departamentos de Serviço Social da AMAMS e do Ministério Público, coordenados por Laila Tatiane e Aline Felix, ficarão responsáveis por organizarem o conteúdo do curso, inclusive com disponibilização de uma apostila eletrônica a todos conselheiros. O promotor Daniel Librelon explica que em 2019 será realizada eleição unificada de conselheiros, podendo ocorrer uma troca de muitas pessoas, que precisam ser capacitadas sobre as funções do cargo e ainda os direitos e deveres na garantia de políticas publicas nessa área.

O presidente da AMAMS, José Reis, explica que o foco de sua gestão sempre foi a capacitação dos agentes públicos, voltada para uma melhor prestação do serviço junto à população e esta parceria só reforça o compromisso de uma entidade como a AMAMS na busca constante dessa melhoria do serviço público. José Reis reitera que o objetivo geral é contribuir para o aprimoramento da atuação dos conselheiros tutelares, qualificando a sua atuação, enquanto protetor e garantidor dos direitos das crianças e adolescentes. A metodologia de formação continuada será participativa, considerando as experiências dos conselheiros tutelares. Por isso serão realizadas palestras dialogadas, tendo como referencia a prática cotidiana de quem atua no setor.

Montes Claros, 07 de Fevereiro de 2018.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...