Pular para o conteúdo principal

Publicado edital para instalação de 1.387 cisternas telhadão multiuso no Norte de Minas

Com o objetivo de propiciar o acesso à água para consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene), abriu Edital de Chamada Pública para instalação de 1.387 cisternas telhadão multiuso.
Com a implantação dessa nova tecnologia no programa Água para Todos, a ideia é melhorar as condições de vida das famílias que vivem na zona rural.
A cisterna telhadão multiuso de 25 mil litros é uma tecnologia social de armazenamento de água de chuva, constituída por sistema de captação representado por telhado, calhas, canos e cisterna.
O abastecimento dos reservatórios ocorre durante os períodos de chuva: a água que escorre do telhado de 40m² é conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório que possui um diâmetro interno de 4,30 metros e 1,8 metros de altura. Com os cuidados básicos, que serão comunicados aos beneficiados em capacitação específica, a água será própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos, além das necessidades diárias de uma casa.
A metodologia de implementação da tecnologia segue basicamente quatro etapas: mobilização, seleção e cadastramento das famílias; capacitações técnicas de beneficiários, incluindo intercâmbio de experiência e de agricultores para a construção de cisternas; implementação de cisternas; e implementação do caráter produtivo.
O secretário da Sedinor, Nondas Miranda, afirma que a implantação da tecnologia, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, gera emprego e renda local.
“A construção das cisternas e do telhadão é uma forma de garantir renda e emprego para a região, já que as construções possibilitam a contratação de mão de obra e aquisição de materiais na região, aquecendo o mercado local”, destaca.
Para o diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, a ação garante dignidade às famílias que vivem no campo.
“Os beneficiários são pessoas que sofrem com a falta d´água, devido ao clima do semiárido mineiro. A implantação das cisternas, com capacidade de armazenamento de 25 mil litros, permite que uma família enfrente um período de estiagem tendo água para beber, fazer comida e as necessidades diárias”, afirma.
Os municípios beneficiados serão: Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Caraí, Catuti, Cônego Marinho, Espinosa, Gameleiras, Itacarambi, Jaíba, Januária, Juvenília, Lontra, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Miravânia, Montalvânia, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo A. do Retiro, São João da Ponte, São João das Missões, Urucuia, Varzelândia e Verdelândia.
Água para Todos
O programa Água para Todos visa à universalização do acesso à água para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar em áreas rurais que vivenciam a situação de escassez hídrica, no Norte e Nordeste de Minas Gerais. Além das cisternas e pequenas barragens, o programa também conta com outras tecnologias como barreiros e sistemas coletivos de abastecimento de água.(ACONTECEUNOVALE.COM.BR)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...