Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI ADERIU A INTERNET GRATIS PARA A POPULAÇÃO

NÍVEA OLIVEIRA– Programa vai atender a quase 100% da zona rural
NÍVEA OLIVEIRA– Programa vai atender a quase 100% da zona rural
O Internet para Todos será reforçado no Norte de Minas. Neste sábado, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vai estar em Montes Claros para apresentar o programa que deve levar internet banda larga gratuita a 40 mil localidades de todo o país.
O município que tiver interesse deverá encaminhar ofício ao ministério. Não há prazo para a adesão. Em Minas, 400 cidades já fazem parte do programa. 
De acordo com a portaria 7.437/2017, da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, caberá à empresa prestadora de serviço demonstrar capacidade de atendimento com os indicadores de velocidade, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado. Terá também de comprovar que atende aos requisitos preconizados pela Anatel. As conexões do programa serão feitas por meio do Satélite Geoestacional de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. 
Em contrapartida, o município deverá garantir a segurança dos terrenos que receberão as antenas e arcar com as despesas de energia elétrica. Kassab, que participa da reunião a convite da deputada federal Raquel Muniz, vai explicar todo o projeto aos prefeitos.
A deputada destaca que a presença do ministro aproxima o governo federal da região e que o programa democratizará o acesso à informação. “Tivemos a oportunidade de receber alguns prefeitos em Brasília e eles aderiram ao programa. O encontro será uma oportunidade para atender aqueles que ainda não o fizeram e uma maneira de levar ao ministro mais demandas da região”.
ITACARAMBI JÁ ADERIU
Itacarambi já aderiu. “É uma evolução levar internet para a zona rural e dar oportunidade à população de saber o que acontece no Brasil e no mundo”, disse a prefeita Nívea Maria Oliveira, que assinou o terno de adesão em Brasília.
O município tem cerca de 18 mil habitantes e, destes, 3,5 mil vivem na zona rural. Inicialmente, 3 mil serão beneficiados com o programa federal. Posteriormente, a prefeita pretende estender o acesso e atender a 100% das comunidades.
“Assinamos o documento para contemplar as quatro comunidades rurais mais distantes, que não têm nenhum tipo de comunicação”, afirma. Já na zona urbana, um telecentro com oito computadores está pronto para ser inaugurado
com informação do http://onorte.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi