Pular para o conteúdo principal

TJMG atende solicitação da AMAMS e da Prefeitura de Jaíba e determina instalação da comarca no município

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou solicitação da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e da Prefeitura de Jaíba e mandou instalar a comarca de Jaíba, no Norte de Minas. O pleito havia sido apresentado ao presidente do TJMG, Herberth Carneiro, no dia 19 de maio de 2017 e ao desembargador Osvaldo Oliveira Firmo, no dia 7 de julho de 2017, essa última na sede da AMAMS. O anuncio da instalação da Comarca foi realizada na quinta-feira pelo desembargador  Osvaldo Firmo, que foi juiz da comarca de Janaúba.
O presidente da AMAMS, José Reis Nogueira de Barros, prefeito de Bonito de Minas, explicou que desde sua posse na entidade, em  janeiro, o prefeito Reginaldo Antonio da Silva, de Jaíba, fez apelo a AMAMS para viabilizar a instalação da Comarca tendo em vista que mais da metade dos processos tramitando na Comarca de Manga eram de Jaíba. A referida comarca foi criada no final da década de 90, juntamente com as de Mirabela, Mato Verde e São João do Paraíso. Essa ultima foi instalada em 2010.
 
Na reunião com o presidente do TJMG, Herberth Carneiro, durante a visita dele a Montes Claros, a AMAMS propôs a instalação das comarcas de Jaíba, Mato Verde e Mirabela, assim como a realização de estudos para a criação de sete novas comarcas, em Capitão Enéas, Chapada Gaucha, Jequitaí, Lontra, Itacarambi, Pintópolis e Varzelândia,  que são municípios com grande demanda de processos . No dia 7 de julho, foi a vez de reunião na sede da AMAMS com o desembargador Osvaldo Firmo, com a presença do prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva e o Departamento Jurídico da AMAMS. O presidente José Reis explica que várias outras mobilizações foram realizadas em defesa dessa  causa, no intuito de garantir a instalação desta comarca e salientou que essa demanda foi uma conquista da soma de e sforços.
O desembargador Osvaldo Oliveira Firmo afirma que  a instalação depende apenas de questões burocráticas.  A Prefeitura de Jaíba se responsabilizou pela sede provisória para instalação da comarca, que será ao lado do posto WM em frente o Banco Itaú, até a construção da sede definitiva, com previsão de conclusão da obra em até três anos.

Montes Claros, 23 de Março de 2018

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al