Secretaria de Agricultura de Itacarambi e Senar Minas lançam curso de Recuperação e Proteção de Rios e Nascentes

fotos Gilmar Barros

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ofereceu    Capacitação de Recuperação e Proteção de Rios e Nascentes. Mestrado pelo Senar Minas, Foram capacitados 13 pessoas entre: produtores, Analista Ambiental e Moradores da Comunidade Brejo de Santana. A Capacitação Aconteceu nos dias 25,26 e 27 de Junho. O objetivo principal. foi conscientização  dos Moradores, usuários das Águas  que nascem e brotam naturalmente, banhando e abastecendo várias propriedades da comunidade.
Os alunos, receberam conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, sobre a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, como construir um ponto de captação e como registrar os dados da nascente recuperada para catalogação.
O Secretário Gilmar Barros fez Questão de pleitear junto com a Prefeita Dra. Nívea Maria mais está AÇÃO da Administração União, trabalho e transparência em parceria com Senar Minas e Sindicato dos Produtores de Januária, segundo Gilmar Barros hoje em nosso município, encontramos riquezas naturais, e dessa grandeza somente nesta comunidade do Brejo Santana, por esta razão,  a importância da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é levar conhecimento e conscientização de preservação deste bem  precioso "Água" aos moradores e usuários, Finalizou o Secretário Gilmar Barros.
Os participantes estão capacitados a realizar a recuperação das nascentes localizadas em suas propriedades. A recuperação é feita por meio do desassoreamento dos olhos d’água dessas nascentes, o que permite obter água de melhor qualidade, além de, pelo desassoreamento, poder haver algum aumento de vazão da água.
Por Ascom da Prefeitura, Colaboração Gilmar Barros





Comentários