Pular para o conteúdo principal

AMAMS PEDE PARECER DO TRIBUNAL SOBRE RECURSOS DOS MUNICÍPIOS RETIDOS PELO GOVERNO DO ESTADO


 A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, solicitou ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais um posicionamento oficial sobre a retenção dos recursos dos municípios que está sendo realizada pelo Estado. A 1ª vice-presidente da entidade, Marisa Souza Alves, prefeita de Bocaiuva, se reuniu com o presidente do TCE, o conselheiro Cláudio Terrão quando explicou que muitos municípios estão cobrindo com recursos próprios os pagamentos da educação e saúde, que estão retidos pelo Estado e querem saber se poderão devolver esses montantes aos cofres municipais, quando o Estado regularizar o pagamento.  No mês passad o, o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária e o secretário - executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias já tinham levado essa demanda ao TCE.
Outro assunto abordado pela vice-presidente Marisa Souza Alves foi a prestação de contas dos municípios, que estão sendo encaminhados ao TCE e depois às Câmaras Municipais. É que os prefeitos estão descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, que  fixa no máximo 54% da arrecadação com a folha de pagamento. A retenção dos recursos pelo Estado e ainda a crise econômica provocou a queda na receita dos municípios e os índices fixados na lei estão sendo descumpridos.
Marisa Souza mostrou ainda que os municípios realizaram cortes, mas mesmo assim não conseguiram cumprir o limite fixado na lei. O presidente Cláudio Terrão explica que uma equipe formada pelo TCE e sob a direção do conselheiro José Viana está analisando essa situação, para depois encaminhar ao plenário, saindo um posicionamento oficial. Porém, explica que o TCE está sensível com a situação e que inclusive notificou o Estado sobre o descumprimento das leis orçamentárias, tendo mandado fazer auditoria.

Ascom | AMAMS

Montes Claros, 29 de agosto de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al