Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil investiga esquema de venda de diplomas falsos em Pirapora e Buritizeiro


Diversos diplomas falsificados foram apreendidos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A Polícia Civil investiga um esquema venda de diplomas falsificados em Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas. Três pessoas já foram presas por envolvimento na fraude. Um dos presos é um supervisor escolar, de 36 anos, que foi flagrado falsificando históricos escolares dentro de uma escola estadual, em Buritizeiro.
"Ele cobrava cerca de R$ 150 por histórico e confessou ter falsificado cerca de 12 diplomas. Este autor foi preso em flagrante e permanece no Presídio de Pirapora", explica o delegado Jéferson Leal.
Segundo o delegado, os documentos falsificados eram do ensino fundamental e médio, e foram emitidos para pessoas que precisavam comprovar a escolaridade em exame seletivo de empresas privadas e órgãos públicos da região. A PC informou ainda que com o suspeito foram apreendidos diversos históricos falsificados e carimbos usados nos crimes. "O que chama a atenção é que este homem possui um excelente currículo. Atualmente ele é mestrando na área de educação", diz o delegado.
As outras duas pessoas detidas, segundo as investigações, são mãe e filha, de 65 e 26 anos. "As duas confessaram ter falsificado mais de 30 diplomas. Elas cobravam em média R$ 500 por documento. Vale ressaltar que a mãe é diretora escolar aposentada e aproveitava seus conhecimentos para falsificar os diplomas. A filha atuava como meio de ligação com os compradores. Elas foram ouvidas e liberadas".
A polícia acredita que mais de 100 documentos foram falsificados nas duas cidades. O delegado explica que as investigações buscam identificar todos os compradores, que podem pegar de dois a seis anos de prisão. "Sabemos que um dos compradores tentou o concurso público da PM da Bahia. Inicialmente, sabemos que muitos usaram os documentos falsos para assumirem cargos públicos, mas tem muita gente contratada por empresas privadas. Então, fica o alerta para que o contratante verifique a veracidade dos documentos apresentados". G1 procurou a Secretaria de Estado de Educação para apurar qual medida será adotada em relação ao supervisor que foi preso, mas o órgão ainda não se posicionou.
 (G1 GRANDE MINAS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...