Pular para o conteúdo principal

JANUÁRIA:Melhora no ambiente de trabalho tem possibilitado hospital resolver demandas


               Diretora apresentando novo visual da sala vermelha
Por: Ricardo Soares
Em abril deste ano a enfermeira Lilyan Karla assumiu a direção administrativa do Hospital Municipal de Januária (HMJ). A nova diretora tinha uma difícil missão pela frente, resolver as demandas levantadas pela Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde (GRS) da cidade, através de um relatório técnico que foi entregue a atual gestão.
O relatório detalha as irregularidades encontradas na instituição e determina prazos para sua resolução. Essas irregularidades têm dificultado a emissão do Alvará Sanitário para impedindo que o hospital realize cirurgias eletivas e de receber recursos estadual e federal inviabilizando a assinatura de convênios.
Problemas como escala incompleta de médicos plantonistas, inexistência ou precariedade do funcionamento das comissões internas de trabalho, falta de equipamentos adequados e de um serviço de manutenção preventiva regular, sujeira da estrutura física além da falta de fluxogramas e processos de atendimento adequados são alguns dos fatores que pesaram para que o hospital não tivesse seu Alvará Sanitário liberado, o que vem impactando diretamente no crescimento da instituição por não ter acesso a verbas governamentais.
“Colocar em prática um plano de melhoria hospitalar que atenda as demandas da Vigilância Sanitária e possibilite a emissão do Alvará Sanitário só pode ser feito em um ambiente de trabalho agradável, caso contrário a equipe “remará contra a maré” e não moverá uma “palha” para contribuir com a proposta”, comentou anonimamente uma servidora a nossa reportagem.
A nova diretora Lilyan Karla é uma pessoa que compreende não somente a instituição, mas sobretudo o servidor. Com seu estilo participativo que valoriza o servidor, vem conseguindo motivar todos nós funcionários do hospital para que, juntamente, com ela e seus coordenadores possam colocar em prática as propostas com o objetivo de resolver todas as demandas apontadas pela vigilância”, finalizou.
Em visita ao HMJ nossa reportagem apurou que todas as comissões internas voltaram a funcionar, medidas de controle da Sala Vermelha e ocorrências foram implementadas, os check-list tem sido realizado periodicamente. O hospital vem passando por uma repintura e a Sala Vermelha passou por completa reforma do espaço, com algumas mudanças simples que gerou grande repercussão, como a adição de tomadas de 3 vias em vários locais da sala e revestimento de cerâmica nas paredes. Neste período identificamos um representante da empresa de manutenção iniciando os trabalhos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do hospital. E a maternidade, clínica médica e pronto socorro com escala completa, este último com dois plantonistas 24h. Segundo Lilyan Karla, assim que concluir o processo licitatório já em fase final novos equipamentos estarão sendo adquiridos para melhor atender a população da cidade e região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al