Pular para o conteúdo principal

Codevasf, Sebrae Minas, Emater e parceiros promovem 15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas


Apresentar os avanços da cadeia produtiva da apicultura norte mineira, com destaque para a profissionalização do setor, e divulgar os procedimentos para obtenção da indicação geográfica do mel de aroeira. Essa é a proposta do 15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que será realizado no dia 18 de outubro, no espaço OAB Eventos, em Montes Claros. O púbico alvo são apicultores, produtores rurais, fornecedores de equipamentos, estudantes, professores, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no local do evento.
 O seminário é promovido por meio de uma parceria entre Codevaasf, Sebrae Minas, Emater e parceiros. A programação inclui palestras com foco na profissionalização do apicultor, técnicas para maximização da produção, e melhoria da gestão dos apiários. Também será apresentado o case de sucesso da Indicação Geográfica do Queijo Canastra, um exemplo a ser seguido para divulgação e valorização do mel de aroeira produzido na região da mata seca.
A consultora do Sebrae Minas Walkiria Monteiro, irá abordar os principais aspectos e a importância estratégica em atuar de forma cooperativa, e o fortalecimento da apicultura por meio da colaboração e cooperação entre os apicultores.
“Esse seminário é de grande importância para todos os apicultores e toda a cadeia produtiva de mel da região. Estamos trabalhando para o fortalecimento da marca “Mel das Gerais” junto a este processo de Indicação Geográfica do mel de aroeira no Norte de Minas”, enfatiza o analista do Sebrae Minas, Walmath Magalhães.
Atualmente a Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas-COOPEMAPI, com sede em Bocaiuva, conta com cerca de 280 produtores de 25 municípios da região. Com a industrialização e beneficiamento do mel no Entreposto instalado na comunidade de Taboquinha, o setor movimenta cerca R$750 mil por ano. Bocaiuva é o terceiro maior produtor de mel do Estado, com uma produção de 800 toneladas anuais.
Serviço
15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas - “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira”
Data: 18/10
Local: OAB Eventos - Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154, no Bairro Ibituruna,
Horário: 8h às 18h
Por Cida Santana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...