ITACARAMBI ASSUME LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL COM O CODANORTE E SERVIDORES PASSAM POR CAPACITAÇÃO.


A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (21-03) a Primeira Oficina de Capacitação ministrada pela CODANORTE – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável com o Tema: LICENCIAMENTO AMBIENTAL. O Curso visa a capacitar os Servidores públicos municipais e entidades ligadas ao processo fiscalização, atuação e prevenção ao meio ambiente.
O evento foi no auditório da Secretária Municipal de Educação de Itacarambi, entre às 10h00min até às 17h00min hora e contou com a participação do Secretário de Agricultura, Gilmar Barros e instrutores do CODANORTE.
Objetivo é que os municípios possam escolher, a partir de deliberação normativa, os códigos de licenciamento ambiental aos quais manifestem interesse e condições de fiscalizar e assumir o licenciamento.
Governo de Minas Gerais transferiu aos municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) a competência para realizar o licenciamento ambiental.
Os municípios aderiram à Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 213/2017, que trata do licenciamento, controle e fiscalização ambiental pelos municípios, de forma consorciada. Para execução do licenciamento, as prefeituras terão o auxílio técnico do Codanorte.

O QUE É O CODANORTE?

Consórcio Intermunicipal

O Codanorte, além do auxílio técnico prestado na implantação do licenciamento ambiental, atua na elaboração e execução de projetos de destinação e adequação de resíduos sólidos, por meio do Programa “Norte sem Lixões” - implantação de Aterro Sanitário de Pequeno Porte e ou de uso de grande porte, compartilhado, dependendo de estudo econômico e social.
Desenvolve também projetos em educação ambiental e saúde e atua na elaboração de Planos Municipais de Saneamento e Resíduos Sólidos, licitações compartilhadas e, recentemente, lançou o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Norte de Minas, para publicações oficias dos municípios.
POR VFS.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno