Tremor de magnitude 2.2 graus é registrado em Mirabela


Um tremor de magnitude 2.2 graus na Escala Richter foi registrado em Mirabela, no Norte de Minas. A informação foi confirmada pela estação sismográfica da Universidade Estadual de Montes Claros ao G1, nesta quinta-feira (12).
De acordo com a Universidade, o tremor foi registrado às 18h07, entre Mirabela e a Comunidade de Muquém, nessa quarta-feira (11). Até então, o município havia registrado apenas um abalo de terra em 2016, conforme dados do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes.
“Na manhã desta quinta (12), uma funcionária da prefeitura nos ligou à procura de dados oficiais porque vários moradores relataram a percepção do tremor. O A UnB identificou o epicentro na zona rural”, explicou Maycon Fredson Freitas Ferreira, mestre em Geografia e analista em Sismologia do NES/Unimontes.
As causas do tremor ainda precisam ser aprofundadas, mas a energia liberada por possíveis falhas geológicas pode ser uma delas.
“A região é muito parecida com Montes Claros, de relevo cárstico, e, possivelmente, as rochas não suportaram alguma acomodação. As ondas sísmicas chegam até a superfície e por isso o tremor é percebido”, detalhou Maykon.
O abalo é considerado leve e até o momento não há relatos de danos, segundo a Defesa Civil de Mirabela. O Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que atende a cidade, também informou que não houve chamadas no horário que o abalo foi registrado.
Por Juliana Peixoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno