ITACARAMBI RECEBE CERTIFICADO DE CLASSIFICAÇÃO, PRÊMIO DE INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE



O certificado de classificação recebido pela Secretaria Nacional de Juventude foi entregue à Itacarambi como reconhecimento das ações da Juventude desenvolvidas ente agosto a dezembro de 2019. A iniciativa foi inscrita na categoria de inovações relacionadas ao controle social de políticas públicas de juventude (entre elas, a criação do Conselho Municipal de Juventude).
Foi apontada a situação precária em que a juventude se encontra: sem espaços públicos destinados a ela ou órgão gestor. Os problemas que a cercam (falta de políticas públicas, aumento de marginalização e uso abusivo de drogas, falta de acesso ao ensino superior público e gratuito, aumento do adoecimento mental e estigmas relativos, escassez de trabalho e políticas de geração de emprego e renda, entre outros) refletem no desenvolvimento irregular e lento da cidade.
Desta forma, fortalecer o controle social, a participação e representação juvenil constituem-se como ferramenta de apoio ao poder público na formulação, execução e monitoramento das políticas públicas da juventude e, portanto, da cidade e seus munícipes.
As ações englobadas pela iniciativa foram: a mobilização da juventude em prol da criação do conselho municipal de juventude, o desenvolvimento da campanha e do evento “O que é Consciência Negra?”, a parceria com o coletivo (In)Serto da Universidade Estadual de Montes Claros, juntamento com o programa Acessuas Trabalho, e a criação do regimento interno e projeto de lei do Conselho Municipal de Juventude. A iniciativa consolidou-se pelo seu ineditismo e integral replicabilidade.
Por estas razões, Itacarambi obteve um score de 79/100 e ficou em 3º lugar na região do sudeste. Atualmente a juventude itacarambiense aguarda a aprovação do projeto de lei e a definição do órgão gestor ou pasta que será responsável por acompanhar as ações da juventude – por parte do poder público.
Por Ascom da Prefeitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno