Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: 40 Prefeituras da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene decretam situação de emergência


Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Quarenta das 95 Prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) decretaram situação de emergência em função da Covid-19. O balanço é referente a esta terça-feira (17). A situação de emergência desburocratiza os processos referentes à administração pública, permitindo que medidas de prevenção e combate ao coronavírus sejam tomadas de forma mais ágil. Medicamentos podem ser comprados e profissionais podem ser contratados sem que sejam realizadas licitações, por exemplo.
Além disso, os decretos determinam medidas como suspensão de eventos e aulas. E estabelecem também a criação de gabinetes de crise para monitorar, prevenir e atuar no controle do vírus. A situação de emergência confere legalidade aos atos dos municípios, que podem ainda receber ajuda humanitária e recursos do Estado e da União.
Dos municípios que decretaram emergência, apenas Montes Claros, Pirapora e Joaquim Felício aparecem com casos suspeitos de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta terça-feira (17).
Apesar do informação do Governo de MG, autoridades de saúde de Bocaiuva, Januária, São Francisco e Porteirinha afirmaram que monitoram pacientes. Apenas em Bocaiuva, não houve coleta de exames, porque o município aguarda o repasse de materiais usados no procedimento por parte da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Nos demais locais, os exames foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.
Os municípios que decretaram são: Berizal, Bocaiuva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Buenópolis, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Espinosa, Felixlândia, Francisco Dumont, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Icaraí de Minas, Itacambira, Janaúba, Januária, Japonvar, Joaquim Felício, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Monte Azul, Montes Claros, Ninheira, Olhos d'Água, Padre Carvalho, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, São Francisco, São João da Lagoa, São João do Pacuí, São Romão, Taiobeiras, Ubaí, Verdelândia.
G1 grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...