Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: 40 Prefeituras da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene decretam situação de emergência


Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Quarenta das 95 Prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) decretaram situação de emergência em função da Covid-19. O balanço é referente a esta terça-feira (17). A situação de emergência desburocratiza os processos referentes à administração pública, permitindo que medidas de prevenção e combate ao coronavírus sejam tomadas de forma mais ágil. Medicamentos podem ser comprados e profissionais podem ser contratados sem que sejam realizadas licitações, por exemplo.
Além disso, os decretos determinam medidas como suspensão de eventos e aulas. E estabelecem também a criação de gabinetes de crise para monitorar, prevenir e atuar no controle do vírus. A situação de emergência confere legalidade aos atos dos municípios, que podem ainda receber ajuda humanitária e recursos do Estado e da União.
Dos municípios que decretaram emergência, apenas Montes Claros, Pirapora e Joaquim Felício aparecem com casos suspeitos de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta terça-feira (17).
Apesar do informação do Governo de MG, autoridades de saúde de Bocaiuva, Januária, São Francisco e Porteirinha afirmaram que monitoram pacientes. Apenas em Bocaiuva, não houve coleta de exames, porque o município aguarda o repasse de materiais usados no procedimento por parte da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Nos demais locais, os exames foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.
Os municípios que decretaram são: Berizal, Bocaiuva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Buenópolis, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Espinosa, Felixlândia, Francisco Dumont, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Icaraí de Minas, Itacambira, Janaúba, Januária, Japonvar, Joaquim Felício, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Monte Azul, Montes Claros, Ninheira, Olhos d'Água, Padre Carvalho, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, São Francisco, São João da Lagoa, São João do Pacuí, São Romão, Taiobeiras, Ubaí, Verdelândia.
G1 grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024