Coronavírus: 40 Prefeituras da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene decretam situação de emergência


Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Quarenta das 95 Prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) decretaram situação de emergência em função da Covid-19. O balanço é referente a esta terça-feira (17). A situação de emergência desburocratiza os processos referentes à administração pública, permitindo que medidas de prevenção e combate ao coronavírus sejam tomadas de forma mais ágil. Medicamentos podem ser comprados e profissionais podem ser contratados sem que sejam realizadas licitações, por exemplo.
Além disso, os decretos determinam medidas como suspensão de eventos e aulas. E estabelecem também a criação de gabinetes de crise para monitorar, prevenir e atuar no controle do vírus. A situação de emergência confere legalidade aos atos dos municípios, que podem ainda receber ajuda humanitária e recursos do Estado e da União.
Dos municípios que decretaram emergência, apenas Montes Claros, Pirapora e Joaquim Felício aparecem com casos suspeitos de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta terça-feira (17).
Apesar do informação do Governo de MG, autoridades de saúde de Bocaiuva, Januária, São Francisco e Porteirinha afirmaram que monitoram pacientes. Apenas em Bocaiuva, não houve coleta de exames, porque o município aguarda o repasse de materiais usados no procedimento por parte da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Nos demais locais, os exames foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.
Os municípios que decretaram são: Berizal, Bocaiuva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Buenópolis, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Espinosa, Felixlândia, Francisco Dumont, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Icaraí de Minas, Itacambira, Janaúba, Januária, Japonvar, Joaquim Felício, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Monte Azul, Montes Claros, Ninheira, Olhos d'Água, Padre Carvalho, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, São Francisco, São João da Lagoa, São João do Pacuí, São Romão, Taiobeiras, Ubaí, Verdelândia.
G1 grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno