Pular para o conteúdo principal

EMATER, BNB, CMDRS e Secretaria Municipal de Agricultura de Itacarambi reuniram com lideranças locais para falar sobres os resultados de 2020 e agenda 2021.

Ocorreu, no período dessa manhã (21) no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itacarambi, reunião com representantes da EMATER-MG Local, BNB Agroamigo, CMDRS, Secretaria de Agricultura Municipal, Poder Legislativo, Presidentes das Associações Comunitárias Rurais e Lideranças, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itacarambi, para discutir os resultados de 2020 e agenda 2021 do setor rural, mais especificamente “Agricultura Familiar”.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, Carlos Venicius, deu as boas-vindas e passou a palavra para Vanice Mendes – Agroamigo Banco do Nordeste – BNB, a qual abordou a importância das parcerias com os órgãos e entidades locais para correta aplicação dos recursos financeiros, na modalidade grupo B, Agroamigo CRESCER (operações de até R$ 5.000,00), Agroamigo MAIS (operações de até R$ 20.000,00), com planejamento 2021 a ser aplicado no Município, respectivamente, 240 mil/mês ~ 3 milhões/ano e 40 mil/mês ~ 500 mil/ano. Vanice salientou, também, que no ano de 2020 ficaram 217 operações de créditos sem serem renovadas, um aporte, de aproximadamente, 1 milhão e 100 mil reais que deixou de circular no município pela agricultura familiar. No entanto, no mesmo ano, 2020, foram contratadas 558 operações, colocando em circulação 2,9 milhões, através da agricultura familiar no município. João José - EMATER salientou a importância da parceria EMATER/BNB para o município e na sequência abordou a agenda de trabalho em parceria com a  Secretaria Municipal de Agricultura e demais parceiros a ser trabalha nos próximos 4 anos 2021/2024, no município, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar: 1- desenvolver a cadeia de apicultura e meliponicultura nas comunidades rurais Vazanteiros, PA Milagres, Vargem Grande e Reserva Indígena Xacriabá –Itacarambi; 2 – Certificação produtos de origem animal e vegetal; 3 – Agroindústrias (polpa de frutas / casa de farinha); 4 – Feira Agrocultural; 5 – Resgate de sementes crioulas;    6 – Capacitação agricultores familiares em pecuária de corte e leite; 7 – Reorganização das associações e incentivo a criação de cooperativa da agricultura familiar; 8 – PNAE, PAA e Garantia Safra; 9 – Mulheres rurais (corte costura); 9 – Treinamento e incentivo ao uso de biodigestores e energia solar no meio rural e 10 – Crédito rural.Na reunião fez se presente, também, Gilmar Barros, e os vereadores Reinaldo e João Campos, todos com contribuições importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar de Itacarambi e região.(Texto e fotos João)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al