São João das Missões é a 2ª cidade a receber maior número de vacinas no Norte de MG; mais de 5 mil indígenas serão imunizados

 

São João das Missões, no Norte de Minas, foi a segunda cidade a receber o maior número de vacinas contra a Covid-19 porque a maioria da população é indígena. Segundo o a Superintendência Regional de Saúde, 5.186 pessoas serão imunizadas, desse total 5.152 são indígenas.

O município ficou atrás de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, que recebeu 18.966 doses para imunizar 9.483 pessoas.

As doses da CoronaVac chegaram em São João das Missões nessa terça-feira (19) e a vacinação começou em um posto de saúde da cidade. A primeira a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem que atua na linha de frente no combate à Covid-19. O prefeito Jair Cavalcante Barbosa, do Republicanos, também foi vacinado nessa terça. Ele é o único prefeito indígena do estado e mora com a família na reserva Xakriabá.

“Eu estava viajando e assim que cheguei já fui vacinar, fui um dos primeiros para conscientizar a população indígena de que a vacina é eficaz. Muitos ainda têm receio e medo. É um momento emocionante e histórico. Missões foi privilegiada por causa da população indígena e a chegada da vacina é motivo de alegria e comemoração, mas as medidas de prevenção continuam e a população deve manter as orientações do Ministério da Saúde”.

A imunização dos indígenas começou nesta quarta-feira (20) em postos de saúde de nove polos indígena na zona rural, que são responsáveis por 32 aldeias.

De acordo com o coordenador de imunização, Edilson de Oliveira Souza, não é possível estipular um prazo, mas as equipes de saúde estão mobilizadas para concluir o mais rápido possível a aplicação dessa primeira dose.

POR G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi