Pular para o conteúdo principal

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu reabre nesta quarta (13); veja como visitar

 

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu será reaberto a partir desta quarta-feira (13). Segundo as informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visitação ocorrerá mediante agendamento por email e com limite de público. O funcionamento ocorrerá de quarta a domingo, das 8h às 18h, sendo que horário máximo para entrada é as 14h.

O ICMBio reforça que está seguindo as medidas determinadas pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação da Covid-19 e também destaca que alterações de funcionamento podem ocorrer em função da pandemia.

Conheça mais sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Criado em 1999, o parque tem área de 56.400 hectares e está localizado nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. Além de apreciar a natureza, os visitantes podem contemplar a arte rupestre nos sítios arqueológicos.

Entre os atrativos estão a Trilha do Arco do André, Caminho da Gruta do Janelão, Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio, Caminho da Lapa do Boquete, Caminho da Lapa dos Desenhos, Caminho da Lapa do Rezar, Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio.

A estrutura do local conta com trilhas, mirantes e passarelas. Para fazer a visita é preciso estar acompanhado por condutores ambientais treinados e credenciados pelo instituto. (Veja a lista de condutores autorizados).

A sede do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica na comunidade do Fabião I, às margens da BR 135, KM-155. Para agendar as visitas o email é o cavernas.peruacu@icmbio.gov.br.

Veja orientações do ICMBio para a visitação:


- Informe-se sobre as distâncias e grau de dificuldade das trilhas.
- Observe as condições climáticas do dia da sua visita.
- Percorra as trilhas com calçados fechados, reforçados e confortáveis. Chinelos, sandálias e saltos não são recomendados para caminhadas em trilhas.
- Leve sempre protetor solar, chapéu, repelente, capa de chuva, água e um lanche.É recomendável portar lanternas, calça comprida e blusa de manga comprida.
- É obrigatório uso de máscara de proteção, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque, sendo que a máscara deve estar cobrindo a região do nariz e boca .
- Respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, de modo a evitar aglomerações.
- Beba muita água: a desidratação é uma causa comum de mal estar nas trilhas.
- Obedeça às normas do Parque Nacional mantendo-se nas trilhas sinalizadas.
- Atividades em ambientes naturais apresentam riscos, como: presença de animais peçonhentos, risco de perder-se, machucar-se, afogar-se, entre outros.
- Esteja preparado para as adversidades em caso de acidentes ou incidentes.
- O Parque não possui serviço de resgate. Não se arrisque!
- É obrigatória a contratação de um condutor de visitantes e o uso de capacete para acessar as grutas do Parque.

Por G1 GRANDE MINAS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al