Pular para o conteúdo principal

CAPS realiza semana de luta Antimanicomial em Itacarambi

caps
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itacarambi realizou nesta semana uma série de atividades que integram as comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado anualmente no 18 de maio.
As atividades reuniram usuários, familiares e integrantes das equipes de saúde. O objetivo da semana é divulgar amplamente os serviços que estão disponíveis para o cuidado às pessoas com sofrimento mental bem como para o apoio a familiares e amigos.
A programação foi marcada pela exibição de filmes – Projeto Cine Caps – em vários bairros da cidade, com temas sobre a luta antimanicomial e saúde mental. Além dos filmes, também teve oficina de música, show de calouros para os usuários do Caps, teve ainda uma palestra com o tema “Transtornos mentais”, para famílias e pacientes da unidade. Teve também aulão de Zumba para toda a população e sorteio de brindes para os pacientes do Caps.
gif capsO Movimento da Luta Antimanicomial brasileiro trabalha na defesa da inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade, com a valorização e garantia de todos os seus direitos.
Ele atua em busca de um tratamento humanizado dessas pessoas e desde a década de 1980 vem conquistando importantes avanços políticos, normativos e assistenciais que funcionaram como peças fundamentais para a Reforma Psiquiátrica no país.
Ampliando o debate sobre a construção de uma ampla rede de atenção em saúde mental, aberta, competente, funcional, abrangente e com apoio ampliado às famílias, o Movimento da Luta Antimanicomial tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento.
Isso implica na adoção, por toda a sociedade, de formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes manifestações e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.


Rildo Madureira - ASSCOM Prefeitura de Itacarambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...