Pular para o conteúdo principal

PREFEITOS DA REGIÃO NORTE MINEIRA SE REUNIRÃO NO DIA 22 NA AMAMS PARA DISCUTIREM PROBLEMAS DAREGIÃO

Amams e Ammesf buscam solução junto a prefeitos para problemas da região


Os prefeitos do Norte de Minas se reunirão nessa segunda-feira, em Montes Claros,  para discutirem a situação do transporte escolar dos alunos da rede estadual e ainda a manutenção dos convênios dos órgãos públicos estaduais. A reunião é organizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS e a Associação dos Municípios do Médio São Francisco - AMMESF. O evento será realizado a partir das 14 horas, no auditório da AMAMS.
 
O presidente da AMAMS, Jose Reis, prefeito de Bonito de Minas, explica que foi procurado por vários prefeitos pedindo uma reunião conjunta para discutir a situação do transporte escolar. É que o calendário escolar tem início a partir do dia 12 de fevereiro, mas os prefeitos estão com dificuldades, pois estão sem receber seis parcelas dos recursos do transporte escolar, que deveriam ser repassadas pelo Estado. Isso cria um buraco nas contas dos municípios, pois muitos prestadores de serviços se recusam a realizar o transporte, com a alegação de inadimplência.
 
A AMAMS e a AMMESF tomaram a decisão de respeitar a decisão dos prefeitos. Existem duas propostas básicas: a primeira de transportar apenas os alunos da rede municipal, cumprindo assim o que preceitua a lei. Outra é de dar prazo até  o dia 12 de fevereiro para o Estado repassar os seis meses do ano passado e ainda o mês desse ano. Se isso não ocorrer, os prefeitos comunicarão ao Ministério Público a impossibilidade de executar o serviço, pois o Tribunal de Contas não permite passar uma divida de um ano para outro sem ter o recurso assegurado.
 
 Ainda no bojo da discussão, a AMAMS e AMMESF colocarão em discussão a parceria entre os municípios para o funcionamento de órgãos estaduais, como Emater, Policia Militar, Policia Civil e vários outros órgãos, que acabam sobrecarregando os cofres municipais. O Norte de Minas tem aproximadamente R$ 600 milhões para receber de repasses do Estado, como do ICMS, IPVA e outras fontes.

Montes Claros, 19 de janeiro de 2018

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...