Pular para o conteúdo principal

Prefeitos de cidades do Norte de MG se reúnem para formalizar recebimento de verbas desviadas por corrupção


Representantes e prefeitos estiveram na sede do MP em Montes Claros (Foto: Juliana Peixoto/ Inter TV)
Os prefeitos e representantes das cidades de Cônego Marinho, Itacarambi, Patis e São João da Ponte, ambas do Norte De Minas, reuniram-se na tarde desta sexta-feira (10) em uma sala do Ministério Público de Montes Claros para assinarem um convênio firmado com o MP. O documento formaliza que os municípios devam receber nos próximos dias verbas frutos da venda dos bens do empresário Marcus Vinícius Crispim, conhecido como Corby. Ele foi preso pela operação Sertão Veredas de combate a corrupção em 2013.
Mais de R$ 3 milhões serão distribuídos entre às prefeituras. A expectativa é de que o dinheiro seja dividido e transferido a cada uma delas ainda neste mês. A arrecadação e distribuição das quantias é feita através de um acordo celebrado entre MP e o acusado, em cooperação processual premiada, no qual Corby se comprometeu, entre outras obrigações, a instituir uma fundação de recuperação de recursos desviados.
Segundo informações do Ministério Público, a fundação deveria se desfazer de bens adquiridos por Corby através de crimes contra a Administração Pública. Para receber os valores, dinheiro das vendas de parte dos bens do empresário preso, os prefeitos tiveram que fazer projetos, mostrando a aplicabilidade do dinheiro. Os projetos foram apresentados ao Fundação de Promoção da Ética e Cidadania, criado por meio do Ministério Público.
As obras serão fiscalizadas pela fundação e pelo Ministério Público.
Entenda o caso
Há seis anos, na época das investigações, o Ministério Público e a Polícia Federal desarticularam uma quadrilha que fraudava licitações e desviava recursos públicos, principalmente por meio de obras em estradas das cidades de Cônego Marinho, Itacarambi, Patis e São João da Ponte. Além do empresário Marcus Vinícius, secretários das quatro prefeituras também foram presos.
O empresário Marcus Vinícius Crispim, preso em 2013 na operação Veredas 1, foi condenado por fraude em licitação e por desvio e apropriação de recursos públicos. Os prejuízos estimados pelo Ministério Público de crimes contra Administração Pública praticados pela quadrilha nas cidades chegam a R$ 10 milhões.( G1 GRANDE MINAS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...