Lapa do Caboclo, Itacarambi, Minas Gerais

No Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, existe uma quantidade grande de grutas e cavernas, a maior parte ainda não foi mapeada. Portanto, não está aberta para visitação. Mas, dentre as possíveis, fomos visitar algumas e, entre elas, está a Lapa do Caboclo.
Como todas as demais, o acesso a esta gruta é por uma trilha, boa, mas cansativa. A vantagem é que o cenário por ela é lindo, muitos pássaros, pequenos animais e flores, que deixam a caminhada mais divertida. Nela também estão várias pinturas rupestres, mas com diferenciais em relação às demais.
Primeiro, existe uma profusão de cores. Pinturas em amarelo, vermelho, branco e preto se espalham por um largo e alto paredão. Podemos ver, além de desenhos, aparentemente sem nenhum sentido para nós, como linhas tracejadas, listras decoradas, formas semigeométricas e muitos animais. Macacos, garça, morcegos, cobras, enfim, aparentemente o que eles viam desenhavam.
Mas, por que se chama Lapa do Caboclo? Neste local é onde primeiro se descobriu pintura de forma humana, ou, melhor dizendo, algo parecido como uma forma humana. O corpo tem, sim, o formato de um corpo humano, mas a cabeça aparenta estar com um chapéu ou algum ornamento de três pontas. É incrível. Podemos imaginar uma variedade de opções para aquele adorno na cabeça. Desde a representação de um xamã, ou pajé, até algo totalmente estranho à cultura local, como um E.T. (Extra Terrestre), por exemplo. Sim, por mais estranho que possa parece, em alguns locais pelo mundo pesquisadores encontraram desenhos semelhantes a E.Ts, por que não aqui?
A Lapa do Caboclo é um complexo bem grande, com área ainda a ser mapeada, mas o que já está disponível vale a visita. Além deste grande paredão de pinturas rupestres, através de uma bem montada passarela, você acessa parte do interior da gruta. Muito bonita.
As estalactites e estalagmites estão também presentes, em menor tamanho e em menor quantidade. O interior dela lembra um pouco o solo lunar. Uma camada bem fina de areia cinza recobre algumas pedras em formato bem irregular. A pouca luz evidencia o tom acinzentado deixando uma atmosfera misteriosa e bem bonita. É a gruta preferida dos pesquisadores por contar uma variedade grande de pinturas e diferentes das demais do parque.
Mas prepare as pernas, pois ainda temos mais algumas para conhecer. Continue nos acompanhando.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro
FONTE:opopularmm.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi