Peixes aparecem mortos no Córrego do Cintra e moradores responsabilizam escoamento de esgoto


Desde sexta-feira (31) moradores encontram os peixes mortos — Foto: Guilherme Ribeiro/Arquivo Pessoal
A Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros coletou nesta segunda-feira (3) amostras da água do Córrego do Cintra, onde está sendo registrada a mortandade de peixes há três dias. De acordo com o secretário de meio ambiente, Paulo Ribeiro, a suspeita é de que o problema esteja relacionado ao descarte irregular de esgoto.
"Somente nos últimos 30 dias, a Copasa foi multada seis vezes. Cada multa no valor de R$ 50 mil. Se comprovada a nossa suspeita, esta será a sétima multa. Aí ela pode recorrer, mas fazemos nosso papel", diz o secretário.
De acordo com o morador Luiz Alberto Mosqueira, o problema pode estar relacionado ao escoamento de esgoto no córrego. "Isso não era para acontecer. Lá é água de nascente e, em períodos normais, você vê o quanto a água é limpa. Mas lá também tem uma manilha que, desde sexta-feira (31), começou a sair um fluxo de água muito forte, creio que esta água é de esgoto, pois o odor é muito forte".
Luiz Mosqueira reside na região próximo ao córrego há cerca de três anos e afirma que neste ano a mortandade de peixes já foi registrada pelo menos uma vez. "No início do ano aconteceu a mesma coisa. Os peixes ficam bastante agitados, parece que ficam buscando oxigênio, sempre que aparece este esgoto nesta manilha. E os moradores afirmam que é de responsabilidade da Copasa".
A Copasa diz que fez uma vistoria completa na rede de esgoto sanitário nesta segunda-feira (3) e nega que esteja ocorrendo o lançamento de esgoto na bacia do Córrego do Cintra. "Foram inspecionadas também as redes de água pluvial e não foram encontrados indícios de esgoto sanitário".
A Copasa afirma ainda que desconhece o motivo da mortandade de peixes no córrego e diz que não teve multas aplicadas pelo município relacionadas com a ocorrência na bacia do Córrego Cintra no município".
G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem engravida filha órfã de 11 anos que vivia sob ameaça: 'Se eu for para a cadeia, você vai ficar sem mãe e pai'

Conselho de pastores realizou neste sábado em Itacarambi, show gospel com banda "Manancial" e cantores regionais.

O DIA DO DIRETOR ESCOLAR É COMEMORADO PELOS PROFESSORES DO JOSEFINO BARBOSA

II Mostra de Matemática envolve alunos da Escola Municipal Noeme Sales Nascimento, em Itacarambi.

COMEÇOU NESTE DOMINGO (10) O CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANO 2019 DE ITACARAMBI