Peixes aparecem mortos no Córrego do Cintra e moradores responsabilizam escoamento de esgoto


Desde sexta-feira (31) moradores encontram os peixes mortos — Foto: Guilherme Ribeiro/Arquivo Pessoal
A Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros coletou nesta segunda-feira (3) amostras da água do Córrego do Cintra, onde está sendo registrada a mortandade de peixes há três dias. De acordo com o secretário de meio ambiente, Paulo Ribeiro, a suspeita é de que o problema esteja relacionado ao descarte irregular de esgoto.
"Somente nos últimos 30 dias, a Copasa foi multada seis vezes. Cada multa no valor de R$ 50 mil. Se comprovada a nossa suspeita, esta será a sétima multa. Aí ela pode recorrer, mas fazemos nosso papel", diz o secretário.
De acordo com o morador Luiz Alberto Mosqueira, o problema pode estar relacionado ao escoamento de esgoto no córrego. "Isso não era para acontecer. Lá é água de nascente e, em períodos normais, você vê o quanto a água é limpa. Mas lá também tem uma manilha que, desde sexta-feira (31), começou a sair um fluxo de água muito forte, creio que esta água é de esgoto, pois o odor é muito forte".
Luiz Mosqueira reside na região próximo ao córrego há cerca de três anos e afirma que neste ano a mortandade de peixes já foi registrada pelo menos uma vez. "No início do ano aconteceu a mesma coisa. Os peixes ficam bastante agitados, parece que ficam buscando oxigênio, sempre que aparece este esgoto nesta manilha. E os moradores afirmam que é de responsabilidade da Copasa".
A Copasa diz que fez uma vistoria completa na rede de esgoto sanitário nesta segunda-feira (3) e nega que esteja ocorrendo o lançamento de esgoto na bacia do Córrego do Cintra. "Foram inspecionadas também as redes de água pluvial e não foram encontrados indícios de esgoto sanitário".
A Copasa afirma ainda que desconhece o motivo da mortandade de peixes no córrego e diz que não teve multas aplicadas pelo município relacionadas com a ocorrência na bacia do Córrego Cintra no município".
G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAGÉDIA NA BR 135 EM ITACARAMBI, DUAS VÍTIMAS FATAIS.

DOIS HOMICIDIOS EM MENOS DE 24 HORAS EM ITACARAMBI.

HOMICÍDIO EM ITACARAMBI NA QUARTA-FEIRA DE CINZA