Pular para o conteúdo principal

Peixes aparecem mortos no Córrego do Cintra e moradores responsabilizam escoamento de esgoto


Desde sexta-feira (31) moradores encontram os peixes mortos — Foto: Guilherme Ribeiro/Arquivo Pessoal
A Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros coletou nesta segunda-feira (3) amostras da água do Córrego do Cintra, onde está sendo registrada a mortandade de peixes há três dias. De acordo com o secretário de meio ambiente, Paulo Ribeiro, a suspeita é de que o problema esteja relacionado ao descarte irregular de esgoto.
"Somente nos últimos 30 dias, a Copasa foi multada seis vezes. Cada multa no valor de R$ 50 mil. Se comprovada a nossa suspeita, esta será a sétima multa. Aí ela pode recorrer, mas fazemos nosso papel", diz o secretário.
De acordo com o morador Luiz Alberto Mosqueira, o problema pode estar relacionado ao escoamento de esgoto no córrego. "Isso não era para acontecer. Lá é água de nascente e, em períodos normais, você vê o quanto a água é limpa. Mas lá também tem uma manilha que, desde sexta-feira (31), começou a sair um fluxo de água muito forte, creio que esta água é de esgoto, pois o odor é muito forte".
Luiz Mosqueira reside na região próximo ao córrego há cerca de três anos e afirma que neste ano a mortandade de peixes já foi registrada pelo menos uma vez. "No início do ano aconteceu a mesma coisa. Os peixes ficam bastante agitados, parece que ficam buscando oxigênio, sempre que aparece este esgoto nesta manilha. E os moradores afirmam que é de responsabilidade da Copasa".
A Copasa diz que fez uma vistoria completa na rede de esgoto sanitário nesta segunda-feira (3) e nega que esteja ocorrendo o lançamento de esgoto na bacia do Córrego do Cintra. "Foram inspecionadas também as redes de água pluvial e não foram encontrados indícios de esgoto sanitário".
A Copasa afirma ainda que desconhece o motivo da mortandade de peixes no córrego e diz que não teve multas aplicadas pelo município relacionadas com a ocorrência na bacia do Córrego Cintra no município".
G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...