Pular para o conteúdo principal

Nota de Esclarecimento da Vigilância Ambiental de Itacarambi


       

A Coordenadoria da Vigilância Ambiental de Itacarambi vem através deste, esclarecer e informar, a população de Itacarambi algumas medidas que vem tomando com o objetivo de atuar na prevenção de doenças e agravos.
        Com o início do período chuvoso, aumenta os riscos á saúde, relacionados à proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose visceral, bem como também o aparecimento de animais peçonhentos como cobras, escorpiões e outros. Atuando na prevenção de riscos á saúde pública, a Vigilância Ambiental vem deste o início do segundo semestre de 2019 tomando algumas medidas. 
        Em setembro e outubro foi realizado um mutirão de limpeza em toda a cidade, uma parceria feita entre a Vigilância Ambiental, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras. Foram recolhidos neste período toneladas de lixo e entulho, deixando a cidade mais limpa e preparada para as chuvas de fim de ano. Todos os meses os Agentes de Endemias fazem visitas aos domicílios, terrenos baldios, construções, comércios, imóveis públicos e pontos estratégicos, a fim de vistoriar, orientar os moradores e tratar com larvicida reservatórios de água onde possa servir de criadouros do mosquito aedes aegypti. Além dessas, outras ações vem sendo realizadas como o recolhimento de pneus em borracharias e oficinas da cidade. Por motivo de segurança e evitando o acúmulo de água nos pneus, aumentando assim o risco de proliferação do mosquito aedes aegypti, foi retirado os pneus recolhidos que estavam no depósito da prefeitura e acondicionado no prédio do CAIC que atualmente está interditado para aulas escolares. O local é coberto, fechado e acondiciona os pneus de acordo com a legislação vigente, que proíbe que os mesmos sejam descartados ao ar livre ou queimados.
          Com o apoio da população atuando na prevenção e descartando o seu lixo corretamente, a coordenadoria da Vigilância Ambiental e a Secretaria Municipal de Saúde calculam que o índice de infestação do mosquito aedes aegypti e o aparecimento de animais peçonhentos serão drasticamente reduzidos em comparação com anos anteriores.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL
-Secretaria Municipal de Saúde
-Prefeitura de Itacarambi






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al