Nota de Esclarecimento da Vigilância Ambiental de Itacarambi


       

A Coordenadoria da Vigilância Ambiental de Itacarambi vem através deste, esclarecer e informar, a população de Itacarambi algumas medidas que vem tomando com o objetivo de atuar na prevenção de doenças e agravos.
        Com o início do período chuvoso, aumenta os riscos á saúde, relacionados à proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose visceral, bem como também o aparecimento de animais peçonhentos como cobras, escorpiões e outros. Atuando na prevenção de riscos á saúde pública, a Vigilância Ambiental vem deste o início do segundo semestre de 2019 tomando algumas medidas. 
        Em setembro e outubro foi realizado um mutirão de limpeza em toda a cidade, uma parceria feita entre a Vigilância Ambiental, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras. Foram recolhidos neste período toneladas de lixo e entulho, deixando a cidade mais limpa e preparada para as chuvas de fim de ano. Todos os meses os Agentes de Endemias fazem visitas aos domicílios, terrenos baldios, construções, comércios, imóveis públicos e pontos estratégicos, a fim de vistoriar, orientar os moradores e tratar com larvicida reservatórios de água onde possa servir de criadouros do mosquito aedes aegypti. Além dessas, outras ações vem sendo realizadas como o recolhimento de pneus em borracharias e oficinas da cidade. Por motivo de segurança e evitando o acúmulo de água nos pneus, aumentando assim o risco de proliferação do mosquito aedes aegypti, foi retirado os pneus recolhidos que estavam no depósito da prefeitura e acondicionado no prédio do CAIC que atualmente está interditado para aulas escolares. O local é coberto, fechado e acondiciona os pneus de acordo com a legislação vigente, que proíbe que os mesmos sejam descartados ao ar livre ou queimados.
          Com o apoio da população atuando na prevenção e descartando o seu lixo corretamente, a coordenadoria da Vigilância Ambiental e a Secretaria Municipal de Saúde calculam que o índice de infestação do mosquito aedes aegypti e o aparecimento de animais peçonhentos serão drasticamente reduzidos em comparação com anos anteriores.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL
-Secretaria Municipal de Saúde
-Prefeitura de Itacarambi






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAGÉDIA NA BR 135 EM ITACARAMBI, DUAS VÍTIMAS FATAIS.

DOIS HOMICIDIOS EM MENOS DE 24 HORAS EM ITACARAMBI.

HOMICÍDIO EM ITACARAMBI NA QUARTA-FEIRA DE CINZA