Nota de Esclarecimento da Vigilância Ambiental de Itacarambi


       

A Coordenadoria da Vigilância Ambiental de Itacarambi vem através deste, esclarecer e informar, a população de Itacarambi algumas medidas que vem tomando com o objetivo de atuar na prevenção de doenças e agravos.
        Com o início do período chuvoso, aumenta os riscos á saúde, relacionados à proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose visceral, bem como também o aparecimento de animais peçonhentos como cobras, escorpiões e outros. Atuando na prevenção de riscos á saúde pública, a Vigilância Ambiental vem deste o início do segundo semestre de 2019 tomando algumas medidas. 
        Em setembro e outubro foi realizado um mutirão de limpeza em toda a cidade, uma parceria feita entre a Vigilância Ambiental, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras. Foram recolhidos neste período toneladas de lixo e entulho, deixando a cidade mais limpa e preparada para as chuvas de fim de ano. Todos os meses os Agentes de Endemias fazem visitas aos domicílios, terrenos baldios, construções, comércios, imóveis públicos e pontos estratégicos, a fim de vistoriar, orientar os moradores e tratar com larvicida reservatórios de água onde possa servir de criadouros do mosquito aedes aegypti. Além dessas, outras ações vem sendo realizadas como o recolhimento de pneus em borracharias e oficinas da cidade. Por motivo de segurança e evitando o acúmulo de água nos pneus, aumentando assim o risco de proliferação do mosquito aedes aegypti, foi retirado os pneus recolhidos que estavam no depósito da prefeitura e acondicionado no prédio do CAIC que atualmente está interditado para aulas escolares. O local é coberto, fechado e acondiciona os pneus de acordo com a legislação vigente, que proíbe que os mesmos sejam descartados ao ar livre ou queimados.
          Com o apoio da população atuando na prevenção e descartando o seu lixo corretamente, a coordenadoria da Vigilância Ambiental e a Secretaria Municipal de Saúde calculam que o índice de infestação do mosquito aedes aegypti e o aparecimento de animais peçonhentos serão drasticamente reduzidos em comparação com anos anteriores.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL
-Secretaria Municipal de Saúde
-Prefeitura de Itacarambi






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno