Pular para o conteúdo principal

Padre é preso em Jaboticabal, SP, acusado de estuprar adolescente no interior de MG


Cúria Diocesana de Jaboticabal — Foto: Reprodução/EPTV
Um padre de 55 anos foi preso em Jaboticabal (SP) acusado de estuprar um adolescente em Ponto dos Volantes (MG). A denúncia foi feita pela vítima em 2017, quando o religioso atuava em uma paróquia no município que pertence à Diocese de Araçuaí (MG).
O mandado de prisão preventiva foi expedido no início de novembro pela Justiça de Minas Gerais a pedido do Ministério Público (MP), responsável pela investigação. A ordem foi cumprida na sexta-feira (8) pela Polícia Civil de São Paulo e o religioso foi preso no Centro de Pastoral Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o padre foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jaboticabal, onde a prisão foi registrada como captura de procurado. Ele aguarda na cadeia de Pradópolis (SP) a transferência para uma unidade prisional em Minas Gerais.
O processo tramita em sigilo na comarca de Araçuaí. A defesa do acusado não foi localizada para comentar o assunto.
Suspeitas
Segundo informações da Diocese de Jaboticabal, o padre Paulo Barbosa foi ordenado em dezembro de 1993.
Em janeiro de 2017, o bispo de Araçuaí abriu uma investigação eclesiástica para apurar uma denúncia de estupro contra um adolescente e informou a Igreja Católica em Jaboticabal sobre o processo. Em outubro de 2018, o Ministério Público mineiro comunicou a Cúria sobre a investigação no âmbito de um inquérito criminal.
Após a denúncia, o padre foi afastado das funções que ocupava e retornou a Jaboticabal, onde passou a morar no Centro de Pastoral.
Em 2006, o mesmo sacerdote foi acusado de abuso sexual quando era pároco de uma igreja em Botafogo, distrito de Bebedouro (SP). Na época, em depoimento à Polícia Civil, um adolescente de 14 anos afirmou que manteve relações sexuais com o religioso. Outros seis menores disseram que praticaram atos libidinosos.
Ele chegou a ser afastado das funções, mas voltou às atividades em 2008, após o processo ser arquivado na Justiça.
Padre Paulo foi transferido para a Diocese de Miracema, no Tocantins, onde permaneceu até março de 2012. Em seguida, foi para a Diocese de Araçuaí, onde ficou até dezembro de 2017.
Justiça e igreja
O G1 entrou em contato com o Ministério Público em Araçuaí, mas foi informado que a promotora responsável pela investigação está de férias. 
O processo corre em sigilo.
Procurado, o Tribunal de Justiça de MG ainda não se pronunciou sobre o caso.
Em nota, a Diocese de Jaboticabal informou que segue as orientações do Vaticano, que exige “tolerância zero” para abusos e desvios realizados por qualquer integrante da Igreja Católica.
Ainda segundo a diocese, todas as informações solicitadas pelas autoridades foram enviadas. “A igreja é a principal interessada em esclarecer o caso e punir os culpados, caso haja”.
G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al