Prefeitura e Secretaria de Saúde de Itacarambi realizam reunião com comerciantes com intuito de orientar para prevenção ao Coronavírus

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa, sapatos e área interna

Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de segunda-feira (20/04), uma reunião com os comerciantes para orientar sobre os procedimentos necessários em relação ao Coronavírus. Na sala de reunião do clube recreativo, comerciantes se reuniram para saberem quais medidas podem serem tomadas, visando as ações para minimizar os impactos da pandemia do vírus na cidade.

De acordo com o secretário de saúde, RAFAEL ANDRADE, foi orientado que nesse momento precisam evitar aglomeração de pessoas, o isolamento social é importantíssimo no combate à transmissão do COVID-19, principalmente para os idosos.

Ao longo da reunião foi falado sobre a importância do cuidado com os funcionários e clientes. Umas das recomendações feitas foram as Normativas para funcionamento dos Bancos e os correspondentes bancários, na Casa Lotérica de acordo da normativa, tem que reservar as duas primeiras horas de atendimento exclusivamente aos idosos, sendo proibido atende-los após este horário.

Depois de ao final das 2 horas, deve-se aguardar 30 minutos até o inicio do atendimento aos próximos clientes, onde o estabelecimento deverá fazer a desinfecção dos locais de assento, foi informado na normativa, que os estabelecimentos bancários devem realiza a marcação no chão com tinta ou fita amarela ou vermelha com os limites de espaço e disponibilização de álcool 70%, torando-se proibido o atendimento de clientes sem mascaras.

 

Distribuição de senhas

 

A Casa Lotérica, no momento de prevenção a PANDEMIA (COVID-19), estará fazendo a distribuição de senhas para atendimentos de saques. “A distribuição das senhas começará às 08h00min horas, segundo a lotérica, ‘‘Não podemos parar, porque estamos a serviço da população e conta com a compreensão de todos”.

Com relação, os Supermercados e Mercearias, todos os estabelecimentos devem exibir um banner/cartaz informativos, segundo modelo da prefeitura, ou seja, padronizados, na normativa os comércios devem ter a capacidade máxima de pessoas no atendimento. E deverá haver demarcações com fitas amarelas ou vermelhas cumpridas o distanciamento mínimo de 2 metros entre os clientes, é recomendado que todos os funcionários devem ter acessos aos materiais de higiene e uso obrigatório, como álcool gel 70%, manter sempre a limpeza frequente do ambiente, bem como desinfecção de superfícies.

O secretário, Rafael disse que não ver nenhum impedimento o funcionamento dos comércios no domingo, desde que os comerciantes mantenham seguindo as normativas impostas no ambiente de funcionamento, enfim estes são os critérios adotados pelo Comitê Municipal de Prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Durante a reunião as aceitações das recomendações foram boas, inclusive vários empresários deram suas opiniões ‘’Com relação à reunião foi muito proveitoso, o que temos de fazer de fato é prevenir, porque se a doença se agravar os recursos serão pequenos, de fato nós na empresa já adotamos várias medidas, pra que a gente tem o menor fluxo de pessoas aceitaram contribuir com essa causa. ’ Disse um comerciante..

Outro comerciante que não quis que informasse o nome dele, falou que foi importante a reunião porque ele pode ver realmente que a situação é preocupante e que medidas devem ser tomadas.

“Eu entrei com um pensamento estou saindo com outro, realmente a situação não é para se ter pânico, mas é para se ter preocupação, acredito que atitudes simples nesse momento pode diminuir muito alguma contaminação maior no futuro, então se a gente trabalhar agora com bastante cautela, todo mundo se preocupar e tentar ser o mais complacente possível com o coronavírus, menor vai ser o impacto futuro”.

Por Vailton Ferreira

            A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e sapatosA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa, sapatos e área interna

                                           A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna 

A imagem pode conter: Rafael Nunes Andrade, sentado, mesa e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno