A falta de repasse dos recursos Federais e Estaduais, põe em risco o Sistema de Assistência Social de Itacarambi e outros municípios Norte Mineiro


A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, busca parcerias na obtenção de cestas básicas ou doações como as do Projeto Jaíba, iniciativa que tem como objetivo central garantir a segurança alimentar as famílias carentes, prioritariamente, atendidas por Programas.
Dados nos revelam que desde 2017 a assistência não recebe o auxílio algum, dentre eles o auxílio funerário auxilio moradia direito do cidadão.
Mesmo com um cenário de crise financeira, em que a receita da Prefeitura de Itacarambi como muitas no Norte de Minas a atual administração tenta resolver tais problemas, mas torna-se difícil mesmo  impondo cortes de gastos e com muitas parcerias  para fechar no azul.
Segundo A coordenadora de Serviço Social da AMAMS, Laila Tatiane, pediu  que o Fundo Nacional de Assistência Social regularize os repasses, pois os maiores impactos são sentidos pela população carente, que deixarão de receber a ajuda repassada pelas Prefeituras.                                                                Desde o dia 12 de abril que a AMAMS tem chamado a atenção do Ministério da Cidadania para o risco da assistência social ser suspensa no Norte de Minas, pois desde 2017 que o Estado suspendeu o repasse do Piso Mineiro, que permitia o auxilio funeral, auxilio moradia e outros benefícios. Para agravar, desde janeiro que o Fundo Nacional de Assistência Social também suspendeu o pagamento. No dia 29 de abril, a AMAMS participou de nova reunião no Ministério da Cidadania e voltou a cobrar a ajuda para regularizar o repasse. A direção do FNAS e da Confederação Nacional dos Municípios apoiou essa luta da AMAMS.
A secretária de desenvolvimento social de Itacarambi, com dificuldades de garantir os auxílios por falta de prestação de contas dos anos 2014 e 2015 tornando mais difícil a prática da atenção à população, sendo assim, o Secretário de Assistência Social junto a SEDESE, conseguiu viabilizar correções para receber parcelas do ano de 2019 que serão parceladas e viabilizadas em ações benéficas para a comunidade.
Nada mais que UNIÃO, TRABALHO E TRANSPARÊNCIA!
A população de Itacarambi agradece!
Por Ascom da prefeitura






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno