Grupo do Norte de Minas participa de missão técnica no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí



Iniciativa trouxe experiência e aprendizado para o turismo regional
Uma comitiva ligada ao setor turístico das cidades de Januária, Itacarambi, São João das Missões, Manga, Bonito de Minas e Porteirinha participou, no último fim de semana, de uma missão técnica ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí.  A inciativa, organizada pelo Sebrae Minas, pelos Condutores do Parque Cavernas do Peruaçu e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve como objetivo conhecer as boas práticas utilizadas pelos condutores do local, além de empresários, lideranças, artesãos e pelo próprio ICMBio. A visita ainda propiciou trocas de experiências, que podem ser implantadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária e Itacarambi.
O Parque Nacional da Serra da Capivara possui as maiores concentrações de sítios pré-históricos das Américas e pinturas rupestres do mundo, o que garantiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A região também tem paisagens singulares, com cânions, chapadas e formações rochosas. “Foi uma experiência única. Todos entenderam a importância de profissionalizar o turismo na nossa região, pois temos fácil acesso e belezas naturais também exuberantes. Percebemos que organização, liderança e governança fazem toda a diferença. Todos voltaram com essa proposta e, agora, vamos colocar em prática”, destaca a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.
Para Aurélio Vilares, do receptivo Alma Barranqueira, a missão animou todos os envolvidos com o turismo na região. “Podemos fazer um comparativo da forma do trabalho feito na Serra da Capivara com o que já fazemos no Peruaçu, e observar onde precisamos melhorar. Essa troca de experiência é importante para a gente ver na prática o resultado de ações que ainda podemos desenvolver”, enfatiza.
Leidson dos Reis, condutor e agente de turismo em Januária destacou a importância da missão. “Com a visita, pudemos fazer uma comparação in loco do que é feito na Serra da Capivara com o que já fazemos aqui no Peruaçu, no que diz respeito a receptivo e condutores. Entendemos que estamos no caminho certo, mas podemos aperfeiçoar muito. Vimos que é possível melhorar nosso atendimento, mesmo sem grandes investimentos, mas buscando parcerias que podem contribuir como nosso crescimento”, ressalta.

Rumo ao reconhecimento
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está em processo de reconhecimento como patrimônio da humanidade pela pela Unesco. Situado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões possui cerca 140 cavernas, sendo que a maior é a Gruta do Janelão, com 4,7 quilômetros de extensão e altura de 100 metros, onde se encontra uma estalactite de 28 metros de comprimento, considerada a maior do mundo. O Parque possui mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com cerca de 12 mil anos.   Um dos destaques do “santuário” é o paredão de arte rupestre da Lapa dos Desenhos, com mais de três mil figuras, da mais variadas cores e formas. Outros atrativos são a Trilha do Rezar, Lapa Bonita, Lapa do Rezar, Dolina dos Macacos e o Arco do André.
POR Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação-Cida Santana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGADOR ITACARAMBIENSE DE 12 ANOS FAZ SUCESSO NO SÃO CAETANO EM SÃO PAULO

IDOSO PODE TER SIDO ROUBADO NO CAIXA DENTRO DA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM ITACARAMBI MG.

ITACARAMBI: DENTRO DE 15 DIAS, A PREFEITURA ESTARÁ DANDO MANUTENÇÃO NAS ESTRADAS VICINAIS, APÓS O CONSERTO DAS MÁQUINAS.

Prefeitura pavimenta com asfalto a entrada do Parque de Exposição DÁRIO DOURADO, na preparação da festa de aniversário de 58 anos de Itacarambi

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITACARAMBI TERÁ PATRULHA ESCOLAR DA POLICIA MILITAR.