Pular para o conteúdo principal

Saúde de Itacarambi realiza audiência pública de prestação de contas


O objetivo foi promover a transparência na destinação dos recursos públicos

A prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (23/02) a AUDIÊNCIA PÚBLICA, aberta a toda comunidade, Conselho Municipal de Saúde e vereadores, foi para apresentar o RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR, do período de Setembro a Dezembro/2016, Janeiro a Abril/2017 e Maio a Agosto de 2017.
O secretário de Saúde, Rafael Andrade fez a abertura agradecendo ao espaço cedido pelos vereadores e enfatizou a importância da realização do ato público. “É através deste momento que se mostra a transparência da gestão e é possível visualizar a aplicação dos recursos”, ressalta Rafael Andrade.
O secretário mostrou durante esses períodos, montantes de fonte dos recursos aplicados com auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações mostraram ainda oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando os dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.
O objetivo é prestar contas dos recursos financeiros e ou ações e serviços de saúde com diretrizes, metas e ações a serem ofertados aos cidadãos e ainda propor melhorias de saúde a nossa população.
Durante a sessão de Audiência, os vereadores, no uso das palavras, parabenizaram o secretario Rafael pelo excelente trabalho prestado na saúde do município. O Vereador Fernando do Som, disse que ficou indignado com a ausência de cinco vereadores, somente um que justificou a ausência, Fernando, disse que quando é para criticar comparece nas sessões, mas quando é para estar presente se ausenta numa audiência tão importante como esta onde foi mostrado aqui, o trabalho completo da saúde do município”. Manifestou o vereador.
A audiência foi presidida pelo vice-presidente, Vereador João Paulo. Dos onze vereadores, somente seis compareceram, o presidente Vereador Emerson Barbosa, justificou a ausência por motivo de força maior. Os demais não justificaram. Os vereadores, Bertão da Telemar e Buguinha falaram que estiveram nesta semana com a Prefeita Nívea Maria participando de uma Audiência em Brasília-DF, no Ministério da Saúde em busca de recurso para reforma e ampliação dos setores do Hospital Municipal Gerson Dias, e foi representado pelo Deputado Federal Toninho Pinheiro, onde o recurso no Valor de 500 mil reais será direcionado para abertura do bloco cirúrgico. O recurso logo estará na conta da prefeitura, assim que a Secretaria de Saúde enviar o relatório do projeto que se encontra pronto.
No final da audiência, o senhor João, tomou uso da palavra, elogiando a saúde do município dizendo que se encontra muito bem, falou sobre a questão da estrada que precisa de uma manutenção, no resto está muito bom. O vereador Bedego chegou a manifestar sobre alguns números apresentando, mas o secretario Rafael disse que irá apresentar em outras ocasiões outras planilhas. Enfim, o vereador João Paulo encerrou a audiência. Em seguida foi servido um lanche para todos com salgados, sucos e refrigerante.
Por Vailton Ferreira



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al